Como se livrar das traças

Conheça os dois tipos e como proteger a sua casa

Por Redação Atualizado em 20 abr 2022, 16h11 - Publicado em 21 abr 2022, 19h00
Roupa com marcas de traça
Tasha Miller Griffith/Reprodução

Sabe aquele momento que você vai pegar uma blusa novinha do armário e percebe que ela está com um furo? Muitas vezes este é o trabalho de uma traça, que vai deixando rastros nas suas peças preferidas!

No Brasil existem dois tiposs: as chamadas traças-dos-livros, que se alimentam de todas as substâncias que contêm amido – ou seja, grãos, papel, pigmentos de tinta, seda, papéis de parede, lençóis e cortinas, por exemplo. E as traças-das-roupas, aquele bichinho que fica pendurado na parede dentro de uma casquinha, a fase larval das mariposas.

Traças-dos-livros
eleonimages / stock.adobe.com/Reprodução

Isso significa que, antes de desenvolverem asas e se tornarem polinizadoras (mariposas adultas), essas larvas são conhecidas como traças. Elas se alimentam de queratina, uma proteína animal, e por isso atacam as roupas de lã, couro natural, casimira, seda, etc.

Apesar de causarem estragos em roupas e livros, as traças não chegam a ser um risco para a saúde humana, mas sua presença é bem incômoda. Para evitá-las é importante manter os armários e guarda-roupas limpos e arejados, além de impedir a formação de pontos de umidade e ambientes escuros. Também fique atento a papéis e caixas de papelão levados para dentro de casa, pois as traças podem pegar carona.

Gif de roupas penduradas em cabides
Reprodução/Giphy

Existem vários métodos naturais e caseiros para eliminá-las. João Pedro Lúcio, técnico de Operações da Maria Brasileira, explica os principais:

Métodos

Traças-dos-livros
Jornal do Trem/Reprodução
Continua após a publicidade

Com vinagre 

Faça uma mistura de 250 ml de vinagre branco e 250 ml de água e coloque num borrifador. Retire todas as roupas do armário e passe a solução por todo o local com a ajuda de um pano limpo. Ao colocar suas roupas de volta ao armário, borrife o vinagre com água por elas também para acabar com as traças. A acidez do vinagre é capaz de eliminar tanto os insetos quanto evitar que eles apareçam novamente. Essa dica também é útil se quiser eliminar as traças no armário da cozinha.

Limão 

Distribua cascas de limão secas pelos armários. O cheiro afasta as traças das roupas e dos papéis. Lembre-se de trocá-las a cada duas semanas, já que perdem o cheiro e ainda podem apodrecer.

Roupa com marcas de traça
Reddit/Reprodução

Capim-limão

Coloque sachês aromáticos dentro das gavetas e dos armários. O capim-limão, além de deixar aquele cheiro delicioso, afasta as traças. É só comprar folhas frescas da erva, picá-las e colocá-las dentro de sachês que permitam o aroma sair.

Cravo-da-Índia 

O mesmo pode ser feito com cravo-da-Índia, que é ainda mais fácil de encontrar. Espalhe os sachês pelas gavetas, prateleiras e estantes e livre-se das traças.

Troque-os pelo menos uma vez por mês. Também é possível fazer uma misturinha. Para isso, pegue cerca de 20 cravos, misture com água e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente um pouco de álcool e coloque em um borrifador. Aplique nos locais que estiverem infestados e fique livre das traças.

Melhor do que ter que eliminar, é evitar as traças. Então siga essas dicas:

Livro com poeira
Reprodução/Giphy
  • Mantenha tapetes, colchões e sofás higienizados;
  • Lave as roupas antes de guardar;
  • Mantenha armários bem arejados e iluminados;
  • Estenda suas roupas no sol;
  • Identifique áreas com umidade ou vazamentos na parede e repare-as.

Dica: nunca utilize naftalina! Essas bolinhas com odores são tóxicas ao ser humano e a exposição prolongada a essa substância química pode provocar doenças sérias.

Continua após a publicidade

Publicidade