Casa Created with Sketch.

7 oportunidades únicas para aproveitar no Design Weekend 2019

Listamos os eventos que você precisa ver durante o DW!19. Prepare-se, tem reflexões sobre o universo, endereços centenários, imersão em borboletas e mais!

No último domingo, dia 18, foi dado o start para mais uma edição do Design Weekend. Com uma programação repleta de encontros, exposições, lançamentos e instalações, o maior festival urbano de design da América Latina vai agitar a cidade de São Paulo até o dia 25 de agosto.

São mais de 300 atividades programadas para ocorrer nos oito dias de DW!, e com tantos eventos interessantes fica difícil escolher o que fazer!

Para ajudar você nesta árdua missão, pegamos o nosso guia e selecionamos sete oportunidades únicas (ou seja, que só estarão disponíveis agora!) que você precisa colocar no seu roteiro. A seguir, confira nossos highlights do DW! 2019:

1- Às vezes me sinto tão pequeno | Estar Móveis

De onde viemos e para onde vamos? Existe vida fora da Terra? Nossa pequenez frente à imensidão do universo sempre foi tema de questionamentos e dúvidas. Propondo uma reflexão sobre esta relação com o Cosmos, a Estar Móveis apresenta a mostra Às vezes me sinto tão pequeno, com curadoria de Felipe Morozini.

A instalação interativa e sensorial apresenta trabalhos de designers e artistas inspirados pelos planetas, estrelas, planos galácticos e cósmicos. Participam Artur Lescher, Gabriela Garcia, Liliane Porter, Motta & Lima, Nazareno, Regina Silveira, Rochelle Costi, Zanini de Zanine e Zieta.

Disponível entre os dias 18 e 25 de agosto, a exposição conta com visitas guiadas por monitores e uma agenda de talks. De segunda a sexta, o horário de visitação é das 11h às 18h, no sábado das 11h às 17h, e domingo, das 12h às 17h. Mais informações, você confere na matéria especial sobre a instalação.

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1080

2- Jardim das Flores Comestíveis | Barbara & Purchio

Jardim das Flores Comestíveis na Al. Gabriel Monteiro da Silva

Jardim das Flores Comestíveis na Al. Gabriel Monteiro da Silva (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Depois de refletir sobre os mistérios do Cosmos, nada melhor do que mergulhar na atmosfera descontraída do Jardim das Flores Comestíveis, instalação temporária projetada pelas designers Cristina Barbara e Milena Purchio, do Barbara & Purchio.

Além de um ótimo point para encontros e uma paradinha para descanso, o espaço reúne uma programação incrível, recheada de atividades abertas para o público: oficinas de crochê, aulas de plantio e culinária, talks, palestras e degustações diversas.

O Jardim fica entre os dias 18 e 25 de agosto bem em frente a Estar Móveis. A agenda completa da instalação, você confere aqui.

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1064

3- FAS Iluminação | Estúdio Brasil Ingo Maurer

Luminária La Festa dele Farfalle, de Ingo Maurer

Luminária La Festa dele Farfalle, de Ingo Maurer (Divulgação/Casa.com.br)

As borboletas do lighting designer Ingo Maurer envolvem o visitante no showroom da FAS Iluminação. A luminária La Festa delle Farfalle é a estrela da exposição, que tem projeto assinado pelo próprio alemão e a equipe. A peça é composta por 34 borboletas, uma libélula, três lâmpadas e LEDs integrados.

Logo ao entrar, o público é recebido por um túnel em referência aos casulos do inseto. O ápice da experiência sensorial acontece no primeiro andar, onde diversas luminárias preenchem o espaço e criam a sensação de que borboletas voam pelo local.

A instalação está aberta entre os dias 19 e 24 de agosto – de segunda a sexta, das 10h às 19h, e no sábado, das 10h às 14h.

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 413

4- Museu das Cadeiras Brasileiras | Casa Brasil Eliane

Museu das Cadeiras Brasileiras na Casa Brasil Eliane, durante o DW! 2019

Museu das Cadeiras Brasileiras na Casa Brasil Eliane, durante o DW! 2019 (Evelyn Müller/Casa.com.br)

O MUCAMuseu das Cadeiras Brasileiras – desembarca pela primeira vez em São Paulo, por meio da Eliane Revestimentos. Originalmente situado em Belmonte, na Bahia, o museu conta com um acervo riquíssimo de diferentes épocas do design nacional. A exposição na Casa Brasil Eliane apresenta 29 destas icônicas peças, incluindo obras de Zanine Caldas, Sergio Rodrigues, Carlos Vergara, Etel Carmona, Fernando e Humberto Campana, e Sérgio Matos.

Distribuídas pelos dois andares da Casa, as criações foram dispostas por meio da cenografia de Alexandre Brunato e direção de arte de Estevão Toledo – curador da mostra, junto com o designer Zanini de Zanine.

O acervo está aberto ao público entre os dias 19 e 24 de agosto. Entre segunda e sexta, das 9h às 20h, e no sábado, das 9h às 13h. Nesta edição do DW!, o espaço também representa o HUB do Jardins e reúne uma programação intensa de talks.

Endereço: Av. Brasil, 526

5- Adam Kurdahl | BOOMSPDESIGN

Instalação de Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects, exposta na BOOMSPDESIGN 2019

Instalação de Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects, exposta na BOOMSPDESIGN 2019 (Divulgação/Casa.com.br)

Os visitantes da BOOMSPDESIGN serão surpreendidos por dez mil folhas de papel pendentes no teto do fórum. Criada pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects – escritório com base em São Paulo e em Oslo, na Noruega –, a instalação trabalha a volumetria geométrica das folhas penduradas, se apropria da arquitetura do Lounge da Bienal, onde o evento acontece, e segue como referência a cenografia de Dogville (2004), filme de Lars Von Trier.

As folhas já foram usadas por renomados escritórios de arquitetura como material de trabalho, onde a ideia da obra é justamente ressignificar o recurso. Em uma segunda área do projeto, os visitantes podem pegar um material semelhante e levar para casa como lembrança. A BOOMSPDESIGN ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

6- O Design Visita o Teatro | Sandra Arruda

Peças de O Design Visita o Teatro, de Sandra Arruda

Peças de O Design Visita o Teatro, de Sandra Arruda (Helena de Castro/Casa.com.br)

O Theatro São Pedro, localizado no centro de São Paulo, recebe a exposição O Design Visita o Teatro de Sandra Arruda. A instalação representa uma oportunidade única para apreciar as obras de diferentes momentos da designer em um cenário tão especial; um teatro centenário, considerado uma das mais importantes casas de ópera do Brasil.

Sandra propõe ao espectador a reflexão acerca do perfil do design, entre o handmade e o industrial. “Deixo o questionamento: a beleza está mais representada no rigor técnico ou na imperfeição do que é feito à mão?”, provoca.

Em horários específicos, a exposição conta com visitas guiadas e encontros com especialistas debatendo a conexão entre música, arte e design. Na agenda, há também um passeio arquitetônico pelos bairros Baixo Higienópolis e Barra Funda.

O Design Visita o Teatro fica aberto entre os dias 20 e 23 de agosto, das 15h às 18h. Você pode encontrar mais informações na matéria exclusiva sobre a exposição.

Endereço: R. Barra Funda, 171

7- Modernos Eternos

Ambiente de Roberto Cimino e Nelson Amorin na Modernos Eternos 2019

Ambiente de Roberto Cimino e Nelson Amorin na Modernos Eternos 2019 (Divulgação/Casa.com.br)

Entre dias 10 e 25 de agosto, a Modernos Eternos ocupa um dos pontos mais emblemáticos da cidade de São Paulo: o Mosteiro de São Bento, construído em 1912.

Pela primeira vez no local, a mostra, com curadoria de Sergio Zobaran, traz ambientações, exposições, ocupações e intervenções criadas por 20 profissionais de todas as regiões do Brasil.

Como uma das premissas do evento, desde a sua criação, é o estilo mix and match, o percurso capricha nos ambientes que ousam ao combinar peças contemporâneas, arte popular e obras de tema religioso, que fazem parte do acervo da ordem beneditina e revelam fragmento da história do prédio.

O evento também abriga talks sobre decoração, arquitetura, arte e história. Na matéria especial sobre a mostra, além de mais informações, você também confere uma galeria com todos os ambientes e obras de arte expostos.

Endereço:  Largo de São Bento, 48

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s