Casa Created with Sketch.

DW! 2019: mostra sensorial da Estar Móveis explora os mistérios do Cosmos

Instalação propõe uma viagem ao desconhecido, repleta por questionamentos existenciais e metafísicos sobre a realidade, o espaço e o tempo

 (Divulgação/Casa.com.br)

De onde viemos e para onde vamos? O espaço é infinito? Existe vida fora da Terra? Desde que o mundo é mundo, o universo gera curiosidade na humanidade. Não são poucas as questões que borbulham em nossas cabeças quando observamos as estrelas, e não é raro pensar em nossa pequenez comparado a tudo que há por aí.

Propondo uma rica reflexão sobre nossa relação com o Cosmos e os universos – particulares e externos –, a Estar Móveis apresenta a mostra Às vezes me sinto tão pequeno, atração do Design Weekend 2019, que ocorre entre os dias 18 e 25 de agosto, em São Paulo.

Situada na loja conceito da marca, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, a exposição propõe uma viagem exploratória ao desconhecido, repleta por questionamentos existenciais e metafísicos sobre a realidade, o espaço e o tempo.

Fachada da loja conceito da Estar Móveis, projetada pelo SuperLimão Studio

Fachada da loja conceito da Estar Móveis, projetada pelo SuperLimão Studio (Maira Acayaba/ArchDaily)

“Quando iniciamos a pesquisa para o DW! 2019, nossa primeira questão era essa sensação que todo mundo tem de se sentir pequeno em determinadas situações da vida. E tudo bem sentir-se pequeno. Somos mesmo. Nosso primeiro passo foi rumo ao desconhecido do Cosmos, dos nossos sistemas solares, dos outros sistemas, dos outros planetas, de outras possibilidades de vida, para entender a escala e o tempo”, explica o artista plástico Felipe Morozini, curador da instalação.

Concebida após intensa pesquisa e processo criativo, a mostra interativa e sensorial busca materializar os resultados obtidos em puro design e arte, apresentando trabalhos inspirados pelos planetas, estrelas, planos galácticos e cósmicos. Participam Artur Lescher, Gabriela Garcia, Liliane Porter, Motta & Lima, Nazareno, Regina Silveira, Rochelle Costi, Zanini de Zanine e Zieta.

A proposta provocativa sugere ainda a expansão da consciência para uma nova perspectiva do mundo: como nos relacionamos com nós próprios, com as pessoas e com o universo. “O futuro é feito no agora, no poder de transformação através de ações coletivas. Sonhar junto, fazer junto, fazer a memória. Mas aquela memória ancestral, que está no DNA. Vamos cuidar do planeta, mas acima de tudo, cuidar da gente, porque nós somos o próprio universo”, conclui Felipe.

A mostra conta com uma programação diária de visitas guiadas por monitores e, excepcionalmente, no dia 19 de agosto, segunda-feira, terá um tour conduzido pelo próprio curador. Para aprofundar ainda mais a discussão sob o tema, estão programados talks e palestras com especialistas, a seguir, você confere a agenda completa:

19 de agosto, segunda-feira

14h – Bate-papo com Raquel Fogelman, diretora da marca, com arquitetos clientes
17h – Visita guiada com Felipe Morozini, curador da mostra

20 de agosto, terça-feira

14h – Bate-papo com Raquel Fogelman, diretora da marca, com arquitetos do Polo ABC

22 de agosto, quinta-feira

16h – Bate-papo com Raquel Fogelman, diretora da marca, com arquitetos da Gabriel Pro

17h – Talk sobre “O Cosmos na História da Ciência” com José Luiz Goldfarb, graduado em Física pela USP (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980), e doutorado em História da Ciência pela USP (1992) | Sinopse: Breves paradas no mundo dos Pré-Socráticos, Isaac Newton, Einstein, Teoria do Big-Bang e as investidas humanas para alcançar o universo.

24 de agosto, sábado

15h – Bate-papo com Gilberto Mautner, engenheiro eletrônico pelo ITA e mestrado em Física Teórica pela UNESP | Assunto: Escala, definição de ano-luz, breve história da Cosmologia: do Geocentrismo ao Big-Bang


Serviço – Às vezes me sinto tão pequeno | Estar Móveis

Quando?
De 18 a 25 de agosto

Domingo: das 12h às 17h
Segunda à sexta: das 11h às 18h
Sábado: das 11h às 17h

Todos os dias visitas guiadas com monitores

Onde?
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1080

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s