15 tipos de cosmos para se apaixonar!

Descubra flores incríveis para plantar no jardim de verão

Por Redação Atualizado em 15 jun 2022, 11h34 - Publicado em 16 jun 2022, 19h00

Flores de cosmos de pétalas rosas e botões amarelos.

Todos os tipos de cosmos não são apenas fáceis e baratos de cultivar, mas também produzem uma abundância de lindas flores. Eles são nativos do México, onde florescem em tons de rosa, branco e laranja em prados e arbustos ao sol.

O nome deriva do grego kosmos, que significa “beleza e harmonia do universo”, e foi adotado por padres missionários espanhóis no país de origem da planta, que apreciavam o círculo de pétalas uniformemente organizado da flor.

Variedades mais comuns

Existem três tipos principais de cosmos amplamente disponíveis para os jardineiros: dois anuais e um perene. As formas anuais (Cosmos bipinnatus e C. sulphureus) são semi-resistentes, o que significa que devem ser semeadas sob cobertura antes do inverno.

Tendo apenas um ano para darem sementes, elas florescerão com grande abundância. C. sulphureus produz flores amarelas, vermelhas ou alaranjadas, enquanto C. bipinnatus é geralmente rosa ou branca. A forma perene tuberosa é a C. atrosanguineus com aroma de chocolate, que deve ser cultivada como uma dália.

Flores de cosmos com pétalas em forma de tubos, magenta por dentro e rosa clarinho por fora. Botões amarelos.
Avalon.red/Alamy Stock Photo/Gardeningetc
Continua após a publicidade

A maioria dos jardineiros tende a cultivar as formas rosa ou brancas do Cosmos bipinnatus. Habituado a poda e rebrota (como uma ervilha-de-cheiro), C. bipinnatus deve ser colhido regularmente para que o vaso mantenha seu impressionante poder de floração.

Também é uma excelente adição se você estiver procurando por flores amigas da vida selvagem, já que seu néctar atrai polinizadores como abelhas.

Outros tipos

Flores de cosmos com muitas camadas de pequenas pétalas cor de rosa clarinho.
Kings Seeds/Gardeningetc

Todos esses tipos de cosmos vão trazer charme e cor e atrairão polinizadores para o jardim. Eles incluem plantas anuais floríferas que podem ser cortadas e plantas perenes perfumadas que florescem em tons escuros. Confira na galeria abaixo!

*Via Gardening Etc

Continua após a publicidade

Publicidade