Casa Created with Sketch.

Modernos Eternos ocupa Mosteiro de São Bento em São Paulo

Um dos eventos-âncora do festival DW!, a mostra leva design e arte para o centro da capital paulista

 (Divulgação/Casa.com.br)

Um dos pontos mais emblemáticos da cidade de São Paulo amanheceu no sábado, dia 10, com uma área de 1.135 m² do seu conjunto arquitetônico de 1912 – que compreende Basílica, Colégio e Faculdade – repleta de arte e de design. Pela primeira vez no Mosteiro de São Bento, a mostra Modernos Eternos, com curadoria de Sergio Zobaran, amplia o espaço e traz ambientações, exposições, ocupações e intervenções criadas por 20 profissionais de todas as regiões do Brasil.

 (Divulgação/)

Como uma das premissas do evento, desde a sua criação, é o estilo mix and match, o percurso capricha nos ambientes que ousam ao combinar peças contemporâneas, arte popular e obras de tema religioso, que fazem parte do acervo da ordem beneditina e revelam fragmento da história do prédio. 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Logo na entrada, um corredor revestido de vermelho, de João Mansur e Matheus Garcia, faz as vezes de galeria de arte, exibindo renomadas obras, enquanto marca o percurso pelas salas de até 30 m2 ambientadas por Ana Maria Vieira Santos, Eliane Mesquita e Camila Almeida, Cristiane Sacco e Denise Abdalla, Detinha Nascimento, MA Interior Design. No primeiro andar, parte da Clausura é aberta ao público – inédito – com destaque para a Quarto do Papa (hospedagem oficial do pontífice na cidade de São Paulo) redecorado por Wesley Lemos. No mesmo andar, a sala de música ganha uma releitura para lá de contemporânea nas mãos de Maximiliano Crovato. 

 (Divulgação/Casa.com.br)

O antigo auditório do Mosteiro, por sua vez, foi totalmente reconfigurado por Guilherme Torres para abrigar as instalações criadas especialmente para o evento. A mostra, em seguida, estende-se por um corredor transformado em Espaço Fantasia nas mãos de Rafaella Senff, até o Refeitório ao lado do Café, espaço do famoso brunch do primeiro domingo do mês, que ganhou projeto arejado e atmosfera de varanda assinada por Suzana Schermann. 

 (Divulgação/Casa.com.br)

O evento ainda abrigará talks sobre decoração, arquitetura, arte e história. A programação completa você encontra no Instagram de Modernos Eternos (@modernoseternossp). Abaixo, confira todos os ambientes (e obras de arte) que você vai encontrar no Mosteiro na próxima semana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s