Continua após publicidade

DW! 2019: Sandra Arruda propõe reflexão sobre design handmade e industrial

No Theatro São Pedro, endereço tradicional paulistano, exposição põe luz sobre o perfil híbrido da atividade e provoca o espectador

Por Marianna Gualter
Atualizado em 17 fev 2020, 15h56 - Publicado em 8 ago 2019, 18h47
Peças assinadas pela designer Sandra Arruda (Divulgação/Casa.com.br)

O Theatro São Pedro, localizado no centro de São Paulo, recebe a exposição O Design Visita o Teatro da artista Sandra Arruda durante o DW! 2019. Entre os dias 20 e 23 de agosto, o público poderá conhecer trabalhos de diferentes momentos da profissional.

Nesta intervenção, Sandra procura materializar seu processo e vivência de constante mudança no campo do design. A mostra, que transita entre peças feitas artesanalmente e produzidas industrialmente, propõe ao espectador a reflexão acerca do perfil híbrido da atividade. “Deixo o questionamento: a beleza está mais representada no rigor técnico ou na imperfeição do que é feito à mão?”, provoca a designer.

Peças assinadas pela designer Sandra Arruda (Divulgação/Casa.com.br)

A curadoria revela uma relação emocional e intuitiva com as obras. A arte em cerâmica tem lugar especial entre as peças selecionadas, assim como o mobiliário de ícones desenhado pela designer entre 2013 e 2019 – que agora passa a ser produzido por cinco grandes indústrias brasileiras: Butzke, Naturalle, Piu Mobile, Steel Forma e Verona. Arrematando com versatilidade, a profissional ainda apresenta uma coleção têxtil com cinco padrões de estampas, fabricados pela Tramare.

“Atualmente, o design não trata somente de certo estilo ou de uma forma específica de expressão, mas domina um campo essencialmente híbrido que une matéria e informação ou artefato e mensagem”, reflete.

Peça assinada pela designer Sandra Arruda (Divulgação/Casa.com.br)

O making of das peças com fotos, maquetes e croquis estará disponível para o público na exposição. Em horários específicos, haverá visitas guiadas pelas artista e encontros com os especialistas Rafael Maia Rosa, curador de arte contemporânea, e Paulo Zuben, diretor artístico do Theatro São Pedro, que debaterão a conexão entre música, arte e design. A agenda também conta com um passeio arquitetônico pelos bairros Baixo Higienópolis e Barra Funda, guiado pelo arquiteto André Scarpa.

Cenário desta intervenção, o Theatro São Pedro é um espaço centenário no centro de São Paulo. Uma das mais importantes casas de ópera do Brasil, que oferece ao público paulistano uma opção de qualidade não só em ópera, mas também em música sinfônica e de câmara.

A exposição O Design Visita o Teatro tem apoio da Organização Social Santa Marcelina e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e acontece em sincronicidade com outras atividades do local, com ingressos a venda diretamente na bilheteria e sujeitas à lotação.

Continua após a publicidade

Serviço – O Design Visita o Teatro

Onde?
Theatro São Pedro – R. Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo

Quando?
18 a 23 de agosto* (aberto ao público somente a partir do dia 20)
Entre os dias 20 e 23, aberto das 15h às 18h

Continua após a publicidade

Programação?*

18 de agosto (domingo)
Inauguração oficial – somente para convidados

19 de agosto (segunda-feira)
Estará fechada

Continua após a publicidade

20 de agosto (terça-feira)
15h00 – Visita guiada com a designer Sandra Arruda
16h00 – 17h30 – Palestra com Rafael Maia Rosa, curador de arte contemporânea

21 de agosto (quarta-feira)
15h00 – Visita guiada com a designer Sandra Arruda
16h00 – 17h30 – Palestra com Paulo Zuben, diretor artístico do Theatro São Pedro

22 de agosto (quinta-feira)
15h00 – Visita guiada com a designer Sandra Arruda

Continua após a publicidade

23 de agosto (sexta-feira)
16h00 – Passeio arquitetônico com o arquiteto André Scarpa
18h00 – Ao retornar para o teatro, às 18h00, grupo fará uma visita guiada com a designer

*A programação está sujeita à alterações da organização

Publicidade