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– (Reprodução Budget Direct/Casa.com.br)
Por conta da COVID-19 , fazer viagens e conhecer novos lugares está impossível, certo? Errado . Por mais que não possamos viajar presencialmente, a Budget Direct , empresa australiana de seguros de automóveis, criou uma série de fotos com desenhos, que permite aos visitantes conhecer pontos turísticos de Sidney sem precisar sair de casa .
O conteúdo foi batizado de “Pencil vs Camera ” (“Lápis versus Caneta”) e você pode conferir na galeria abaixo:
1/29 Comece sua excursão pelos principais edifícios de Sidney no Queen Victoria Building (Edifício da Rainha Vitória) e talvez você só veja ele! Este edifício de mercado semelhante a uma catedral cobre um quarteirão inteiro na George Street e abriga quase 200 lojas e restaurantes de moda e de interiores. O QVB foi construído na década de 1890 e seus vitrais, balaustradas de ferro forjado e cúpula de vidro e de cobre de 20 metros acrescentam um estilo real raramente encontrado em outros lugares da cidade. (Budget Direct/Casa.com.br) 2/29 Este edifício residencial bruto recebeu o nome da estrela mais brilhante do céu. No entanto, o bloco em si é brilhante em conceito e não em estética. Aparentemente construído a partir de caixas de sapatos de concreto empilhadas, o Sirius tem um tom de cinza sujo da década de 1970, muito retrô – mas a forma e o fluxo da estrutura fazem dele um verdadeiro edifício superstar , o que o salvou de ser demolido no início deste ano. (Budget Direct/Casa.com.br) 3/29 Partes do prédio da General Post Office (correio) de Sidney têm mais de 150 anos. Foi projetado pelo arquiteto colonial James Barnet, no estilo renascentista italiano vitoriano. A estrutura é construída principalmente a partir de calcário local de Sidney, e as esculturas na frente (de Thomas Sani) causaram um escândalo na década de 1880, com suas representações realistas de figuras locais da vida real. (Budget Direct/Casa.com.br) 4/29 Em 1965 , Joseph Cahill – Premier de New South Wales – anunciou uma competição internacional para construir "uma Ópera Nacional em Bennelong Point, Sydney". O trabalho do arquiteto Jørn Utzon venceu o concurso. Todos os anos, 8 milhões de pessoas se reúnem para ver suas conchas de concreto, um tributo expressionista ao mar sobre o qual se ergue. (Budget Direct/Casa.com.br) 5/29 “O mais bonito saco de papel marrom já visto” foi lançado pelo “arquiteto mais importante da nossa época”, em 2015. O prédio da Business School de Frank Gehry, na Universidade de Tecnologia de Sidney, é composto de madeira sustentável e mais de 300.000 tijolos especialmente feitos e colocados à mão um por um. (Budget Direct/Casa.com.br) 6/29 O arquiteto Harry Siedler foi um dos primeiros na Austrália a explorar o legado da Bauhaus através de suas construções. A Casa Rose Seidler – sua primeira comissão – demonstra a influência da famosa escola de arte alemã através de seu minimalismo e da harmonia geométrica. Embora se diga que a casa está no estilo "modernista internacional", Siedler enfatizou que esse era mais um conjunto de princípios em evolução do que um estilo. Esta casa, que ele construiu para sua mãe, continua sendo uma obra influente na cena da arquitetura australiana e internacional. (Budget Direct/Casa.com.br) 7/29 Essa "expressão física do espírito e lenda de Anzac" homenageia os membros do Corpo de Exército da Austrália e da Nova Zelândia, que caíram na Primeira Guerra Mundial. O edifício é simétrico nos dois eixos. Seu estilo Art Déco recebe gravitas adicionais por meio da inclusão de elementos góticos, como contrafortes e arcos altos e arredondados. (Budget Direct/Casa.com.br) 8/29 A Mesquita Auburn Gallipoli é um local de culto usado, principalmente, por muçulmanos turco-australianos. No entanto, é também um símbolo de paz e de unidade para o povo australiano e turco, que perdeu a família em lados opostos da campanha de Gallipoli na Primeira Guerra Mundial. O mármore turco do interior aberto cria um eco emocionante quando o som chega à cúpula. A chamada para a oração só pode ser ouvida dentro do edifício devido aos estatutos locais. Mas do lado de fora, a mesquita clássica de estilo otomano é uma imagem de dignidade silenciosa, tendo resistido a bombas de gasolina e ameaças de agitadores anti-muçulmanos. (Budget Direct/Casa.com.br) 9/29 Os shoppings raramente são descritos como bonitos ou até como uma presença positiva em uma comunidade. Mas o One Central Park é ambos, graças as suas paredes externas verdes e aos painéis solares 'eco heliostat'. O edifício foi criado pelo arquiteto francês Jean Nouvel e pelo botânico Patrick Blanc, e a primeira parede interativa digital de tamanho grande da Austrália (projetada por Bruce Ramus) mantém as coisas juntas em ambientes fechados. (Budget Direct/Casa.com.br) 10/29 O "Museu da Casa" mais antigo da Austrália está situado em uma antiga fazenda colonial e propriedade rural, cercada por um antigo fosso. A mansão em si é no estilo gótico do renascimento, exemplificada por seus parapeitos com ameias, torres, postes de varanda de ferro e telhados de ferro galvanizado. No interior, é um pouco mais aconchegante. A marcenaria de cedro georgiano, mantas de mármore e azulejos de Pompeia estão entre os destaques. (Budget Direct/Casa.com.br) 11/29 MCA de Sidney: montes de obras de arte embrulhadas em uma só do tamanho de um prédio! A antiga construção da Maritime Services Board é um ícone de Art Deco do porto de Sidney no pós-guerra. Além das palmeiras à direita, está a Mordant Wing, de cinco andares, em preto e branco, adicionada em 2012. Esta extensão foi criada pelo arquiteto Sam Marshall, com sede em Sidney, e é notável por sua mistura de soluções interativas contemporâneas e design modular inspirado na estética dos anos 1960. (Budget Direct/Casa.com.br) 12/29 Este templo tradicional de budismo Khmer tem apenas 20 anos, mas parece voltar no tempo em virtude de seus telhados ornamentados de teto e coluna de ouro. As balaustradas com cabeça de serpente e uma torre de estupa adjacente (para as cinzas cremadas dos entes queridos) completam essa declaração arquitetônica profunda e exótica em meio à mundanidade urbana de parques de estacionamento e lojas de ferragens. (Budget Direct/Casa.com.br) 13/29 O edifício em forma de castelo do Conservatório de Música parece algo saído de um sonho. Sua história de fundo é quase tão surreal. O arquiteto, Francis Howard Greenway, foi para a Austrália como um condenado à morte por falsificar documentos financeiros. Em 1817, ele foi contratado para projetar novos estábulos da Casa do Governo e criou esta fachada em estilo pitoresco gótico. O comissário real inglês John Bigge condenou a "magnificência inútil" da estrutura, mas deixou o trabalho continuar para não desperdiçar o que havia sido feito. Na conclusão, o edifício de Greenway foi considerado as proporções erradas para ser muito útil como um estábulo, e foi subutilizado até que o arquiteto R. Seymour Wells o converteu no início do século XX. (Budget Direct/Casa.com.br) 14/29 O antigo prédio mais alto de Sydney é tão elegante e ambicioso que inspirou gerações de habitantes locais. "O melhor e mais alto edifício da Austrália, uma resolução perfeita de geometria racional, engenharia estrutural e forma heroica" não é um quadrado: é uma forma próxima a de um cone, composta por 20 segmentos geométricos. O nome vem do gráfico em que foi construído. Tornar o prédio e suas janelas curvadas criava uma sensação mais épica de expansão, por dentro e por fora. Costelas curvas interligadas, colunas externas e revestimento estrutural estão entre os elementos de design que mantêm os arquitetos falando, mesmo que o efeito mais agudo do edifício tenha sido trazer um pouco do brilho e confiança do estilo americano a Sidney. (Budget Direct/Casa.com.br) 15/29 O St. Andrew's foi projetado por Edmund Blacket e construído ao longo de um período de três décadas a partir de 1830. A pedra marrom envelhecida local e do exterior realmente fazem a catedral do Renascimento Gótico se destacar em um cenário de modernos edifícios comerciais de aço e de vidro. As torres, contrafortes e pináculos representam os esforços da Austrália do meio do século XIX para combinar com os ideais europeus de arquitetura. (Budget Direct/Casa.com.br) 16/29 John Verge projetou esta vila grega do Renascimento com vista para o porto de Elizabeth Bay na década de 1830. Era para formar o coração dos extensos jardins do secretário colonial e do botânico amador Alexander Macleay. As cores foram baseadas em descobertas recentes sobre as paletas originais dos antigos templos gregos, e a casa também parecia um templo. Infelizmente, o prédio contribuiu para a ruína financeira de Macleay. Elizabeth Bay House sofreu fortunas variadas ao longo dos anos até ser resgatada como parte de um projeto de herança. (Budget Direct/Casa.com.br) 17/29 Construído na década de 1920, o The Grace Hotel é uma afirmação ousada e confiante da estética do 'arranha-céu gótico'. O revestimento de terracota vitrificada acrescenta glamour, enquanto o movimento ascendente dos contrafortes voadores e das janelas pontiagudas sugere a chegada iminente da resposta de Sidney ao Batman dos telhados. Os arquitetos, Morrow e Gordon, eram uma das principais empresas da época, e a construção de lajes e vigas de concreto armado era muito avançada. (Budget Direct/Casa.com.br) 18/29 A resposta de Sidney ao Space Needle é o edifício mais alto da cidade. A estrutura inclui um deck de observação a 250 metros no céu, uma plataforma 'Skywalk' ao ar livre a 268 metros e dois restaurantes giratórios. É estabilizado por 56 cabos de aço e um tanque de água de 162.000 litros e foi projetado para resistir a uma tempestade "a cada mil anos". (Budget Direct/Casa.com.br) 19/29 Nenhuma excursão pelos edifícios góticos de Sidney está completa sem uma tarde no St Mary's, uma catedral de estilo gótico do Revivalismo de arenito, que levou mais de 60 anos para ser construída (e mais de um século para adicionar os pináculos). Se a fachada não tiver o brilho do neo-gótico Grace Hotel, você encontrará o diabo nos detalhes: o piso em mosaico de terrazzo em forma de cruz da cripta, janelas rosadas e as gárgulas ameaçadoras que brilham do céu. (Budget Direct/Casa.com.br) 20/29 Government House é uma mansão gótica do Renascimento, situada entre jardins ecléticos de estilo regência e italiano. Como os antigos estábulos próximos (veja o Conservatório de Música NSW), torres com ameias dão ao edifício a aparência de uma fortaleza, enquanto um porte-cochère (portão de ônibus) acrescenta dignidade real à entrada. (Budget Direct/Casa.com.br) 21/29 O edifício residencial mais antigo de Sidney é um marco discreto com muita história. A casa foi construída como quartel para o timoneiro de uma frota de barcos cargueiros com tripulação. É nomeado após John Cadman, que foi trazido para a Austrália como um condenado por roubar um cavalo. Em seguida, foi uma base para a Polícia da Água. Mais tarde, o superintendente da Sydney Sailors Home, uma espécie de YMCA para velejadores itinerantes, assumiu o edifício. Mas o chalé de arenito, no estilo georgiano, acabou em ruínas, até que foi restaurado na década de 1970. Ele foi listado no New South Wales State Heritage Register em 1999. (Budget Direct/Casa.com.br) 22/29 O edifício principal do Museu Marítimo Nacional da Austrália foi projetado por Philip Cox, em meados dos anos 1980. O teto de metal corrugado ondula para cima e para fora para conjurar a imagem de velas sopradas pelo vento. Três navios de museu aumentam a experiência, enquanto o novo navio de guerra de US $ 11 milhões, adicionado em 2015, é tão atraente quanto o edifício original. (Budget Direct/Casa.com.br) 23/29 O Observatório de Sidney não é a primeira estação de observação a ser construída no Observatory Hill. William Dawes estabeleceu um observatório de vida curta em 1788 para avistar um cometa que não se materializou. O primeiro astrônomo do governo da Austrália, William Scott, foi nomeado posteriormente para construir o observatório que pode ser visitado hoje. O edifício de arenito apresenta um estilo renascentista florentino. Suas características mais notáveis são as duas cúpulas telescópicas octogonais e a "torre do globo do tempo", da qual uma bola é jogada todos os dias ao meio-dia, disparando um canhão para disparar para indicar a hora da cidade. A bola ainda cai nos tempos modernos, mas agora cai às 13h, diariamente. (Budget Direct/Casa.com.br) 24/29 Na década de 1810, o governador de NSW, Lachlan Macquarie, queria construir um hospital “elegante e cômodo” para os condenados, mas o governo britânico recusou-se a financiar. Em vez disso, a Macquarie fez um acordo com os comerciantes locais de rum para financiar a construção. Mas como o comércio de rum azedou, a qualidade da construção também diminuiu (Francis Greenway disse que as colunas careciam de "proporção clássica"). O edifício estava em uma ótima posição e suas colunas de dois andares e, sim, varandas confortáveis conferiam uma certa dignidade. Quando a corrida do ouro em todo o Estado ocorreu em 1851, o hospital foi reaproveitado como Sydney Mint. Hoje, a estrutura original e sofisticada de ferro fundido e os eixos de máquinas subterrâneas ainda são visíveis, e os forros de terracota são os mais antigos já vistos na Austrália. (Budget Direct/Casa.com.br) 25/29 Culwulla Chambers pode não ser um arranha-céu, mas certamente é a primeira instância de arquitetos australianos "olhando para cima" com essa ambição (inspirada em Nova York). Foi construído em 14 andares, a uma altura de 48 metros, o que significava que inovações como à prova de fogo, elevadores de alta velocidade, dutos de aspiração e escapamentos internos eram rapidamente preparados. Temendo uma 'corrida pelos céus', os legisladores rapidamente estabeleceram uma regra de que os edifícios não poderiam alcançar mais de 46 metros do nível da calçada. (Budget Direct/Casa.com.br) 26/29 A última arcada em estilo vitoriano de Sidney foi considerada pelos jornais da época como "a melhor via pública nas colônias australianas". A passarela de 104 metros foi apoiada por escadas de cedro, com elevadores hidráulicos de ponta, oferecendo uma rota alternativa para as galerias. O Strand reconhece e até rivaliza com as famosas arcadas da Europa. Mas o que o torna único é o teto de vidro especialmente colorido e as galerias suspensas – um dos primeiros grandes conceitos da arquitetura australiana a lidar com o clima implacável da terra. (Budget Direct/Casa.com.br) 27/29 O arquiteto condenado Francis Greenway recebeu o seu perdão por projetar esses alojamentos para condenados locais. Dentro das paredes delimitadoras, você encontrará o quartel georgiano de tijolos de sandstock de três andares. O fronte, que é meio traçado pelo ilustrador, apresenta um relógio colonial antigo, inserido em um painel de pedra em forma. O percurso de cordas duplas, que envolve o edifício sob os beirais, é um exemplo da atenção de Greenway aos detalhes e ao toque sutil. O objetivo principal do edifício era reduzir as taxas de criminalidade local, dando aos condenados um lugar confiável para ficar. Se o esforço foi apenas parcialmente bem-sucedido, pelo menos ofereceu dignidade a um grupo que precisava muito dele. (Budget Direct/Casa.com.br) 28/29 A biblioteca mais antiga da Austrália é um símbolo do poder do investimento público. A organização começou como a Biblioteca Australiana de Assinaturas, mas foi comprada pelo Estado depois de acumular enormes dívidas. Como Biblioteca Estadual de NSW, a iniciativa ultrapassou repetidamente suas instalações. O edifício Mitchell, com arenito Maroubra e paredes exteriores de traquito, foi adicionado 1906-1910. Foi baseado nos desenhos de Walter Liberty Vernon e foi desenvolvido ao longo do próximo meio século, tornando-se um exemplo raro do estilo clássico acadêmico entre guerras. (Budget Direct/Casa.com.br) 29/29 "Esta é realmente uma das obras mais recentes, mas também melhores, de Harry Seidler", diz Elizabeth Farrelly, autoridade de arquitetura de Sydney. "É uma metáfora um pouco boba, talvez um tanto fatuosa por fora, mas por dentro é apenas uma sala de tirar o fôlego". A metáfora em questão é o telhado de aço expresso em forma de onda de Seidler. Ele ecoa não apenas as piscinas internas, mas também o Darling Harbour, uma transição que continua através de fachadas de vidro transparente para a paisagem urbana mais além. O arquiteto deliberadamente colocou a entrada na extremidade inferior da 'onda', aumentando a sensação de grandeza dos visitantes quando eles entram. (Budget Direct/Casa.com.br)
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