Continua após publicidade

Arquitetos se reúnem para ajudar vítimas do incêndio na Austrália

O grupo, chamado Architects Assist, oferecerá projetos e planejamento para a reconstrução de casas e estabelecimentos destruídos

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 fev 2020, 15h39 - Publicado em 8 jan 2020, 15h06
(Reprodução/Casa.com.br)

Desde setembro do ano passado, o mundo vem acompanhando os horrores dos incêndios na Austrália. Tendo em vista as perdas humanas, da fauna e da flora, um grupo de arquitetos e estúdios de arquitetura liderados Jiri Lev – fundador do estúdio australiano Atelier Jiri Lev – uniu forças para oferecer serviços gratuitos para aqueles que tiveram a residência destruída. “Há muitas pessoas generosas na arquitetura sempre dispostas a ajudar”, disse Lev a Dezeen.

(Reprodução/Casa.com.br)

Batizado Architects Assist, o grupo trabalhará como uma plataforma conjunta, para que as regiões que carecem de profissionais da área também possam ser contempladas. Serão oferecidos projetos, planejamento de estruturas e incentivos para pequenas empresas e comunidades. Ao entrar em contato com o Assist, as pessoas serão direcionadas e colocadas em contato com o estúdio ou escritório mais apropriado. “Nesta fase, agimos como centro de coordenação. Avaliamos solicitações de trabalho gratuitas e as encaminhamos para profissionais adequados”, explicou Lev.

Continua após a publicidade
(REUTERS/Tracey Nearmy) (Reprodução/Casa.com.br)

Ainda que tenha sido fundado há somente quatro dias, aproximadamente 300 estúdios já se juntaram ao coletivo, incluindo alguns vencedores da Medalha de Ouro do Instituto Australiano de Arquitetos. Mas não foram só os veteranos que se mobilizaram. Mais de 500 jovens arquitetos e estudantes também se colocaram à disposição. “Acho que quando você enfrenta a realidade de uma grande catástrofe, torna-se insuportável não fazer nada a respeito. Profissionais e estudantes continuam a se inscrever”, comenta Lev.

Por enquanto, o volume de pedidos de ajuda ainda não é muito grande, já que os incêndios ainda estão acontecendo e novas áreas são devastadas a cada momento. Lev acredita que quando o fogo finalmente cessar, as pessoas poderão avaliar os danos e se recuperar para dar início às reconstruções.

Continua após a publicidade

Isso significa que o Architects Assists deve ser um projeto que funcione também no médio/longo prazo, possivelmente inspirando iniciativas similares ao redor do mundo. “Não sou um ótimo planejador, mas sempre haverá pessoas necessitadas, por isso espero que o Architects Assist continue operando indefinidamente”, disse Lev.

(Reprodução/Casa.com.br)

Considerando essa perspectiva global, foi criado o Architects Assist: Global Directory, um diretório para aumentar a conscientização de outras nações a cerca de serviços de coordenação, referência e assistência em casos de crise. Um exemplo é a base de conhecimento de projeto na zona de incêndio. A esperança é que logo as famílias poderão reconstruir aos poucos suas e vidas de forma sustentável.

Continua após a publicidade
Publicidade