Neste videogame você tenta salvar a Catedral de Notre Dame
Reviver o incêndio pode ser uma forma de educar sobre a importância da reconstrução
Em 2019 vimos a Catedral de Notre Dame, em Paris, pegar fogo. Uma visão que abalou o mundo e impulsionou propostas de reconstrução. Depois de quase três anos da tragédia, o filme francês “Notre-Dame on Fire”, dirigido por Jean-Jacques Annaud, que relata os eventos daquele dia e os esforços das pessoas envolvidas em salvar o marco em chamas, foi divulgado.
Annaud também procurou a empresa de jogos Ubisoft, propondo a criação de um videogame como acompanhamento de seu filme. Hoje, em parceria com a Pathé Films e o próprio Annaud, a Ubisoft está oficialmente lançando o jogo “Save Notre-Dame on Fire”.
“Uma experiência de sala de fuga multijogador VR que coloca os jogadores como bombeiros e os desafia a resgatar relíquias sagradas e extinguir as chamas antes do tempo se esgotar”, explicou o jornalista Mikel Reparaz em sua entrevista com membros da Ubisoft.
Reparaz também contou que o jogo foi criado com a contribuição de bombeiros que foram enviados para a catedral.
Durante as sessões – que devem ser jogadas em uma hora ou menos – os jogadores trabalham juntos para manter as chamas afastadas, resolver quebra-cabeças para encontrar a Coroa de Espinhos, escapar da catedral após o colapso de sua torre e apagar o fogo da torre do sino.
Elaborando essa descrição, Deborah Papiernik, vice-presidente sênior da Ubisoft, observou que a missão de resgate virtual é uma forma de “entretenimento educacional” destacando o significado histórico da catedral e a necessidade de reconstrução.
Além disso, a configuração multijogador “presta homenagem ao trabalho dos bombeiros, no qual a colaboração e a comunicação são essenciais”.
Mas para os jogadores online experientes por aí, a queima de Notre-Dame traz de volta memórias de um jogo mais antigo lançado pela Ubisoft em 2014: ‘Assassin’s Creed Unity’.
Na verdade, a catedral foi uma peça central desse videogame de ação e aventura ambientado em Paris durante a revolução francesa. A autenticidade do jogo dependia da artista Caroline Miousse, que passou dois anos analisando detalhes da catedral para criar uma representação precisa.
Hoje, com ‘Save Notre-Dame on Fire’, a Ubisoft elevou sua renderização digital, mostrando mais detalhes e precisão da vida real. Para projetar os novos renders, a empresa extraiu um modelo VR de 2014 da catedral, refinando-o o máximo possível para representar as mais recentes adições arquitetônicas.
A equipe também baseou grande parte do conteúdo do jogo em pesquisas e entrevistas conduzidas por Annaud para seu filme.
“Foi ótimo ter esse modelo, que é muito próximo da Notre-Dame que todo mundo conhece, que é a Notre-Dame que foi criada no final do século 19, aquela com o pináculo. Mas para o jogo de fuga, tivemos que adicionar alguns elementos que não estavam nesse modelo.
Tivemos que incluir o campanário norte e a Virgem segurando o bebê, que também é uma figura central no filme. Também colocamos andaimes e o altar moderno.
Elementos como esses são muito importantes, porque estamos contando a história do incêndio, mas eles não existiam no modelo que tínhamos”, comenta Papiernik.
*Via Designboom