Neste videogame você tenta salvar a Catedral de Notre Dame

Reviver o incêndio pode ser uma forma de educar sobre a importância da reconstrução

Por Redação Atualizado em 27 jun 2022, 22h34 - Publicado em 27 jun 2022, 19h00
Jogo de videogame revive incêndio da catedral de Notre Dame
Ubisoft/Designboom

Em 2019 vimos a Catedral de Notre Dame, em Paris, pegar fogo. Uma visão que abalou o mundo e impulsionou propostas de reconstrução. Depois de quase três anos da tragédia, o filme francês “Notre-Dame on Fire”, dirigido por Jean-Jacques Annaud, que relata os eventos daquele dia e os esforços das pessoas envolvidas em salvar o marco em chamas, foi divulgado.

Annaud também procurou a empresa de jogos Ubisoft, propondo a criação de um videogame como acompanhamento de seu filme. Hoje, em parceria com a Pathé Films e o próprio Annaud, a Ubisoft está oficialmente lançando o jogo “Save Notre-Dame on Fire”.

Jogo de videogame revive incêndio da catedral de Notre Dame
Ubisoft/Designboom

“Uma experiência de sala de fuga multijogador VR que coloca os jogadores como bombeiros e os desafia a resgatar relíquias sagradas e extinguir as chamas antes do tempo se esgotar”, explicou o jornalista Mikel Reparaz em sua entrevista com membros da Ubisoft.

Reparaz também contou que o jogo foi criado com a contribuição de bombeiros que foram enviados para a catedral.

Durante as sessões – que devem ser jogadas em uma hora ou menos – os jogadores trabalham juntos para manter as chamas afastadas, resolver quebra-cabeças para encontrar a Coroa de Espinhos, escapar da catedral após o colapso de sua torre e apagar o fogo da torre do sino.

Jogo de videogame revive incêndio da catedral de Notre Dame
Ubisoft/Designboom

Elaborando essa descrição, Deborah Papiernik, vice-presidente sênior da Ubisoft, observou que a missão de resgate virtual é uma forma de “entretenimento educacional” destacando o significado histórico da catedral e a necessidade de reconstrução.

Além disso, a configuração multijogador “presta homenagem ao trabalho dos bombeiros, no qual a colaboração e a comunicação são essenciais”.

Continua após a publicidade

Mas para os jogadores online experientes por aí, a queima de Notre-Dame traz de volta memórias de um jogo mais antigo lançado pela Ubisoft em 2014: ‘Assassin’s Creed Unity’.

Na verdade, a catedral foi uma peça central desse videogame de ação e aventura ambientado em Paris durante a revolução francesa. A autenticidade do jogo dependia da artista Caroline Miousse, que passou dois anos analisando detalhes da catedral para criar uma representação precisa.

Jogo de videogame revive incêndio da catedral de Notre Dame
Ubisoft/Designboom

Hoje, com ‘Save Notre-Dame on Fire’, a Ubisoft elevou sua renderização digital, mostrando mais detalhes e precisão da vida real. Para projetar os novos renders, a empresa extraiu um modelo VR de 2014 da catedral, refinando-o o máximo possível para representar as mais recentes adições arquitetônicas.

A equipe também baseou grande parte do conteúdo do jogo em pesquisas e entrevistas conduzidas por Annaud para seu filme.

Jogo de videogame revive incêndio da catedral de Notre Dame
Ubisoft/Designboom

“Foi ótimo ter esse modelo, que é muito próximo da Notre-Dame que todo mundo conhece, que é a Notre-Dame que foi criada no final do século 19, aquela com o pináculo. Mas para o jogo de fuga, tivemos que adicionar alguns elementos que não estavam nesse modelo.

Tivemos que incluir o campanário norte e a Virgem segurando o bebê, que também é uma figura central no filme. Também colocamos andaimes e o altar moderno.

Elementos como esses são muito importantes, porque estamos contando a história do incêndio, mas eles não existiam no modelo que tínhamos”, comenta Papiernik.

*Via Designboom

Continua após a publicidade

Publicidade