Casa Created with Sketch.

Jogo de videogame pode ajudar no restauro da Catedral de Notre Dame

A realidade virtual criada por Caroline Miousse no game Assassin’s Creed: Unity poderá servir como base principal para restauro da Catedral

 (Reprodução/Casa.com.br)

O mundo inteiro parou para se lamentar sobre uma terrível tragédia: o incêndio da Catedral de Notre Dame. O incidente ocorreu no dia 15 de abril, e demorou por volta de nove horas para ter o fogo completamente controlado. A monumental igreja está localizada em Paris, e possui mais de 800 anos, funcionando como um dos grandes marcos da arquitetura da França e parada obrigatória dos turistas. Segundo as autoridades, o incêndio pode ter sido causado acidentalmente por reformas realizadas na catedral.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Apesar de toda a tristeza em torno do ocorrido, boas notícias vieram em seguida. Na última sexta-feira (12), dezesseis estátuas, que adornam os telhados do monumento, haviam sido retiradas para restauração. E, até o momento, importantes empresas globais ofereceram doações para restauro da Catedral, que já somam mais de 600 milhões de euros. E os planos de retomada do que foi destruído já está em ação.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Para isso, haverá um estudo minucioso de fotos e vídeos para deixar a construção o mais fiel ao que era. E, para grande surpresa (ou não), das pessoas, um jogo de videogame servirá como base para a reconstrução da Catedral. Trata-se do “Assassin’s Creed: Unity“, um jogo lançado pela Ubisoft, em 2014. A trama do jogo é passada durante a Revolução Francesa, em Paris, e tem como peça central a emblemática igreja.

 (Reprodução/Casa.com.br)

A responsável pelo gráfico do jogo é Caroline Miousse, que ficou cerca de dois anos imersa em fotos e também na catedral para extrair o máximo de detalhes da construção, para criar algo extremamente fiel à realidade. “Ela se debruçou sobre fotos para acertar na arquitetura, e trabalhou com artistas de texturas para se certificar de que cada tijolo fosse como deveria ser”, revelou o webmaster Andrew Andrge para o The Verge.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Isso fez com que o jogo fosse uma referência de altíssima qualidade para uso da reconstrução da Catedral de Notre Dame, colocando a sociedade em reflexão a cerca da importância dos jogos de videogame e como a tecnologia pode ser útil em questões tão delicadas como essa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s