Continua após publicidade

Google homenageia 50 anos de Stonewall com monumento digital

Com ajuda da realidade virtual, a plataforma criou um monumento interativo que levará usuários ao Christopher Street Park

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h03 - Publicado em 14 jun 2019, 12h46
(Reprodução/Casa.com.br)

No dia 28 de junho, a Revolução de Stonewall completa 50 anos e diversas comemorações ao redor do mundo têm ganhado força para relembrar a importância deste dia para a comunidade LGBT+. O Google, que não poderia ficar de fora, juntou-se às celebrações e criou um monumento digital e interativo que levará os usuários ao Christopher Street Park, em frente ao Stonewall Inn, em Nova York.

O projeto virtual do Google se chama “Stonewall Forever” e pode ser acessado em qualquer lugar do mundo, pelo computador ou celular. O objetivo do Google é preservar e garantir o alcance da história dos direitos LGBT+.

(Reprodução/Casa.com.br)

O monumento é composto por milhares de fragmentos coloridos – com as cores da bandeira LGBT+ –, que contêm histórias sobre Orgulho, além de artefatos, fotos e mensagem digitalizadas, adicionadas por diversas pessoas ao redor do mundo.

O monumento é um resultado entre o trabalho do Centro Comunitário LGBT+ de Nova York e do Google.org. O Google Arts & Culture participa da ação com imagens em alta resolução de obras de arte e documentos culturais da história LGBT+, com itens inéditos.

Quem for a Nova York e estiver no parque Christopher Street poderá ver o monumento através do celular, com o recurso da realidade aumentada. Para divulgar a ação o Google disponibilizou um vídeo contando mais sobre o projeto. Nele aparecem imagens da Parada do Orgulho de São Paulo, a maior do mundo.

Continua após a publicidade

O Google também lança a campanha chamada de “Orgulho para sempre“, que homenageia o passado, presente e futuro da comunidade LGBT+, que compartilha os últimos 50 anos da história da comunidade com os usuários. Um doodle interativo também estará disponível na plataforma para explorar as cinco últimas décadas com ilustrações animadas e mais.

Em 2019, o mês do orgulho será comemorado em 174 cidades, de 46 países diferentes.

Continua após a publicidade
Publicidade