Ballie, o companheiro amável e artificial que ajuda nas tarefas diárias
O pequeno robô – apresentado pela Samsung na CES 2020 – pode cuidar de dispositivos na casa e fazer companhia para o usuário e pets
A verdade é que a solidão é uma crise mundial. Cada vez mais as pessoas têm se isolado, e nas cidades grandes, é muito fácil acabar trancado em um apartamento sem precisar sair. Como resposta a esse cenário, várias empresas de tecnologia vem desenvolvendo robôs cada vez mais humanos, que podem executar todo o tipo de tarefa, inclusive a de nos fazer companhia, como os amáveis droids de Star Wars. No dia 6 de janeiro, na Consumer Electronics Show (CES), a Samsung apresentou seu novo robozinho, o Ballie, um assistente para o lar.
Essa “coisinha”, que mais parece uma bola de tênis, é altamente sofisticada. Ela usa recursos de inteligência artificial e uma câmera para realmente poder interagir com seu usuário, respondendo a comandos, emitindo alertas e gerenciando outros dispositivos na casa. É um pequeno mordomo amarelo, que pode até mesmo manter seu pet entretido enquanto você trabalha.
“Acreditamos que a IA é o futuro do atendimento personalizado”, disse Sebastian Seung, vice-presidente executivo e cientista chefe de pesquisa da Samsung Electronics. O objetivo final de tudo, segundo o CEO da marca, Hyunsuk Kim, é deixar a vida mais fácil e agradável. Para isso, as tecnologias estão tomando uma forma mais humana e personalizada.
No evento, Ballie era tratado como um cãozinho. “É claro que a visão da Samsung é mais do que apenas um robô fofo”, acrescentou. “É uma visão da tecnologia como um companheiro de vida pessoal geral”.
Pelo visto, logo logo todos nós vamos ter amigos droids como R2D2, C3-PO e BB-8, o que será muito incrível!