Esses acessórios de música interagem com seu celular!
Resgate a experiência do analógico com toda conveniência do digital
Nos últimos anos, graças aos avanços da tecnologia da informação, novas experiências musicais e acessórios passaram a ser oferecidos por diversos aplicativos para smartphones. Embora esses serviços sejam super convenientes para substituir dispositivos tradicionais, o Yamaha Design Laboratory acredita que ainda há espaço para interações mais substantivas e táteis que não podem ser alcançadas virtualmente.
Portanto, a equipe de criadores propõe quatro protótipos de dispositivos de música que funcionam simbioticamente com o celular: TurnT, Winder, MusicLight e RhythmBot.
“Quando você ouve sua canção favorita, quando quer uma trilha de fundo doce antes de ir para a cama, quando deseja tocar um som de fundo relaxante, ou quando está tocando violão e quer um acompanhamento para definir o ritmo — Como você gostaria de começar escutar suas músicas?” escreve a Yamaha.
TurnT & Winder
O primeiro produto do Yamaha Design Laboratory, o TurnT, é um toca-discos para smartphones. Os usuários colocam a caneta na tela do celular, que funciona como um registro, para que a música comece a tocar. Eles podem deslizar para cima para alterar músicas ou álbuns e até reposicionar a caneta. “O passo de colocar cuidadosamente a caneta sobre o disco trará de volta a nostalgia, bem como o respeito solene à música que você está prestes a tocar”, compartilha a empresa.
Winder, por sua vez, é uma chave projetada para funcionar como uma caixa de música. Quando a chave é enrolada, a música escolhida no smartphone começa a tocar. Os movimentos sonoros são gerados de acordo com a vibração da mola, permitindo que os usuários desfrutem da textura sonora única. Interagir com a chave também pode levar a uma experiência musical mais íntima.
Musiclight & Rhythmbot
Passando para seu terceiro produto, MusicLight, a Yamaha escreve : “Ouça música enquanto você olha para uma chama. Acenda uma vela para começar a tocar música no seu smartphone. O som oscila sutilmente com a queima da chama e, quando ela se apaga, a música desaparece com um brilho residual. Como ouvir uma música ao redor de uma fogueira, a chama pisca em uníssono com o som, criando uma atmosfera rica.”
Finalmente, o RhythmBot é uma forma evolutiva de um metrônomo que dá suporte aos artistas enquanto tocam seus instrumentos. O produto apresenta quatro pequenos robôs, cada um tocando um som acústico único. Os bots podem sincronizar com um smartphone e sintonizar o ritmo que está sendo tocado, ou até mesmo acompanhar o tocador em tempo real.
*Via Designboom