Universitários do México criam outdoor capaz de limpar o ar!

O projeto de Daan Roosegaarde e da Universidade de Monterrey usa uma resina para purificar o ar, igual a uma planta!

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 17 fev 2020, 15h38 - Publicado em 17 jan 2020, 17h57
Reprodução/Casa.com.br

É isso mesmo! Este outdoor no México está limpando o ar. Trata-se de uma colaboração do designer holandês Daan Roosegaarde com alunos e um professor da Universidade de Monterrey. Cada placa é coberta com uma espécie de resina purificadora, que é capaz de filtrar os poluentes do ar que atinge sua superfície.

“Este projeto propõe tirar proveito das estruturas panorâmicas da cidade existentes para limpar partículas poluentes através de um processo inteligente de revestimento, que envolve luz solar e vento”, explica o Estúdio Roosegaarde.

Reprodução/Casa.com.br

Em termos químicos, o que acontece é que a resina, quando exposta ao Sol, desencadeia um processo de fotocatálise, que é capaz de purificar o ar, mais ou menos como a fotossíntese que as plantas fazem.

No caso dos outdoors do México, o material se chama Pollu-Mesh. Ele foi desenvolvido por um professor do curso de design ambiental da Universidade e pelas alunas Frida Fernanda Leal e Karen Tellez, de design industrial, Ana Cecilia Álvarez, de arquitetura e Ana María Peñúñuri, de engenharia ambiental.

Continua após a publicidade

Reprodução/Casa.com.br

“O outdoor que come smog usa um revestimento de nanotecnologia, que é ativado pela luz solar, fazendo um processo de fotocatálise em que, quando em contato com as partículas contaminantes, as neutraliza, liberando oxigênio”, acrescentou o estúdio.

O objetivo é levar o projeto para locais cuja poluição do ar é intensa. Monterrey sofre com a baixa qualidade do ar devido a sua localização geográfica entre montanhas, o que dificulta a circulação.

Reprodução/Casa.com.br

São 9.760 outdoors posicionados em locais estratégicos da cidade, com bastante circulação de carros, cada um medindo 12,7 m por 7,2 m. Juntos, eles podem fazer o equivalente a o que 292.800 árvores fariam em seis horas.

Continua após a publicidade

Publicidade