Casa Created with Sketch.

Asfalto composto por pneus reciclados se autorregenera quando chove

O projeto sustentável, do estudante mexicano Israel Antonio Briseño Carmona, visa transformar a chuva em um agente de recuperação

 (Divulgação/Casa.com.br)

Já imaginou se, em vez de danificar, a chuva pudesse reparar o asfalto? É isso que propõe o estudante mexicano Israel Antonio Briseño Carmona com o seu projeto de pavimento a partir de pneus.

A ideia inovadora, que rendeu a Carmona a vitória nacional na premiação James Dyson Award, surgiu a partir de sua pesquisa, que buscava resolver o problema de danos causados pelas águas da chuva nas ruas, como buracos e rachaduras.

 (Divulgação/Casa.com.br)

“Os danos são causados pela filtragem da chuva na base dos pavimentos, enfraquecendo-a e criando subsidência”, disse o designer. “Foi assim que nasceu a ideia de transformar o maior agente de degradação em um agente de recuperação”.

Nesse sentido, o pavimento proposto pelo estudante da Universidad Autónoma de Coahuila é feito de pneus reciclados combinados com aditivos que permitem a auto-regeneração em contato com a água.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Apesar de existirem outros materiais de pavimentação que se regeneram sozinhos, este parece ser o único a aproveitar a água como catalisador e a usar pneus usados como componente principal.

Normalmente, a combinação é feita entre concreto e bactérias produtoras de calcário. Na invenção de Carmona, porém, esse efeito é criado por uma massa formada pelo aquecimento da borracha e outros aditivos em uma mistura homogênea.

Ao tocar a água da chuva absorvida pela calçada, essa massa cria silicatos de cálcio, reparando qualquer rachadura.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Carmona planeja ter o material certificado para uso no México e também oferecê-lo através de sua própria empresa de construção. Campeão no México nas eliminatórias nacionais do James Dyson Awards 2019, o projeto concorre à vitória internacional geral, a ser anunciada ainda neste ano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s