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Marcas se unem para promover design com economia circular aos consumidores

A Loop lança neste semestre uma metodologia de compras circular, em que os materiais são reciclados e o lixo, reduzido

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h07 - Publicado em 10 Maio 2019, 12h00

Quer saber o que a Unilever, a P&G, a PepsiCo, a Gillette, a Nestlé e mais uma dúzia de outras marcas gigantes têm em comum? Todas elas se aliaram em nome da sustentabilidade. Em uma iniciativa liderada pela TerraCycle, essas empresas formaram uma coalizão para buscar trazer maior facilidade, conforto e acessibilidade ao consumo sustentável. Senhoras e senhores, conheçam a Loop!

A partir desse semestre, consumidores dos Estados Unidos e França poderão testar o modelo. A marca explica que ele funcionará mais ou menos como os entregadores de leite do início do século XX: a entrega é feita, mas o contêiner, com embalagens vazias, é retornado para a empresa ao fim do consumo.  

(Divulgação/Casa.com.br)

Ao comprar algum produto das marcas parceiras via e-commerce da Loop, o consumidor espera em casa pelo produto, que vem dentro de uma sacola “tote” reutilizável. A sacola, planejada pela United Parcel Service (UPS), foi feita para suportar diversas viagens – ao contrário do que acontece com a caixa de papelão tradicional.

Uma vez que o usuário consumiu tudo, deve retornar a embalagem à sacola e agendar, no site da Loop, a busca da tote para limpeza e reabastecimento dos recipientes (ou deixar nas lojas físicas da UPS) . Estas, por sua vez, também têm seu papel no ciclo sustentável. As marcas envolvidas se comprometeram a produzir embalagens reutilizáveis, recicláveis ou de plástico compostável. É o caso da Haagen-Dazs, que também é parceira na iniciativa.

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Em vez de produzir a embalagem mais barata possível, a marca decidiu se preocupar com outras coisas, como estética e performance. O novo pote de sorvetes da marca americana agora fica mais bonito nas prateleiras e foi pensado para manter o conteúdo gelado por horas a fio.

(Divulgação)

 

Nessa fase de piloto, a Loop testará o funcionamento do sistema: a durabilidade e viabilidade das embalagens, os impactos de produção, os processos de delivery e o engajamento dos consumidores.

A previsão, entretanto, é positiva. A TerraCycle calculou que, apesar do sistema estar inserido na pegada de carbono, ele é de 50% a 75% melhor para o meio ambiente do que os meios convencionais. A UPS, por sua vez, acredita que a lógica de entrega caiba no sistema já usado por eles. Planejando uma rota de redução de distâncias, é esperado que o veículo saia cheio para as entregas e volte cheio também, pois no momento em que acontece a entrega de pacotes, ocorre também a devolução.

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(Divulgação/Casa.com.br)

Em relação ao engajamento, os pensadores da proposta também estão otimistas. Oito das dez marcas que o Greenpeace apontou como maiores contribuidores para a crise do descarte de plástico, agora fazem parte da coalizão. E, por serem empresas gigantes com nomes já estabelecidos no mercado, a Loop não vai precisar convencer os consumidores sobre a qualidade dos produtos.

Mas o maior ponto positivo talvez seja a conveniência. A iniciativa entende que criar mudança no consumo é difícil, por isso esse não é o seu objetivo. O que se busca é criar uma maneira de não fazê-los mudar, porém fazê-los resolver o problema no processo. Para ser mais sustentável, na lógica da Loop, o usuário não vai precisar sair de casa, nem lavar as embalagens antes do descarte e nem se preocupar em destinar cada material ao lixo correspondente. Bastam apenas alguns cliques no celular e a vontade de fazer diferente.


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(Divulgação/CASACOR)
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