Lareira Ecológica: O que é? Como funciona? Quais são os benefícios?
Deixe a sua casa mais confortável e eco-friendly com esses novos modelos
Nós sabemos que no Brasil não faz tanto frio assim para investir em aquecedores ou lareiras. Mas, para os dias com temperaturas baixas, nada mais gostoso do que ter um aparelho que forneça um calorzinho extra.
Se imagine comendo um fondue, com vinho tinto e as chamas da lareira ao seu lado. Apesar de ser um cenário romântico e de dar inveja, não são todas as casas e apartamentos que possuem uma estrutura que suporta uma lareira convencional com chaminé. Mas para tudo tem uma solução!
As lareiras ecológicas são perfeitas porque atendem todas essas demandas, podendo ser acomodada em qualquer cômodo, não faz sujeira, é super fácil de acender e ainda não prejudica o meio ambiente!
Para você entender mais sobre elas, separamos as principais informações, confira:
O que é uma lareira ecológica?
Como o próprio nome já indica, a lareira ecológica é uma opção sustentável para aquecer diferentes ambientes e cômodos, internos e externos. O aparelho é como se fosse uma câmera de combustão, que acontece a partir do álcool, inserido em um compartimento, e da pressão atmosférica.
Com este processo, a lareira consegue emitir chamas intensas e naturais, que atingem temperaturas bem altas – especialmente quando utilizado álcool de cereais, que é mais puro.
Mesmo quem tem um apartamento pequeno pode cogitar ter uma lareira para esquentar o lar no frio, pois o mercado apresenta uma variedade de modelos que podem se acomodar em diferentes espaços, deixando-os mais aconchegantes e estilosos.
Existem, ainda, os modelos portáteis, que apresentam ainda mais praticidade, uma vez que você pode levar, literalmente, para qualquer lugar.
Como uma lareira ecológica funciona?
As lareiras ecológicas contêm um reservatório para inserir o álcool que também acomoda um acessório para ligá-la – como um isqueiro com haste metálica. Estes aparelhos tendem a ser fáceis de usar, precisando apesar deste dois elementos para um manuseio seguro.
É importante lembrar que, enquanto estiver abastecido com fluído, o fogo continua aceso, o que pode variar entre duas a quatro horas. Normalmente, 1,5 L de álcool possibilita 4 horas de lareira ligada e consegue aquecer cômodos pequenos e grandes. Se você procura deixar o seu produto ainda mais sustentável, opte por fluídos específicos para esses modelos.
O indicado, porém, é esperar que o fogo diminua e apague naturalmente, mas, caso deseje realizar isso antes, utilize uma ferramenta própria para controle de chamas – uma forma de fazer isso é fechando a tampa sobre o queimador.
As lareiras ecológicas são seguras?
Sim, as lareiras ecológicas são seguras. Porém, analise a procedência e recomendações de cada modelo, sempre seguindo as instruções do manual para que você saiba como utilizá-lo e evitar acidentes.
Cuidados
Um dos maiores cuidados que se deve ter ao adquirir uma lareira ecológica é examinar o melhor local para posicioná-la. Evite ambientes onde o fogo pode entrar em contato com materiais inflamáveis e opte pelas áreas amplas e com bastante circulação de ar.
Ao repor o combustível na lareira ecológica, espere o fogo apagar e o item esfriar.
Benefícios
Lareira convencional x Lareira ecológica
O principal benefício das lareiras ecológicas é o fator sustentabilidade. Eles não precisam de lenha ou outro material para funcionar e realizam uma combustão limpa e com baixas emissões de CO2 e CO.
E, para a alegria dos compradores, também não produzem sujeiras ou fumaças, deixando a sua casa limpa. Ademais, para higienizar o aparelho, basta passar um pano úmido com detergente, mas apenas quando o mesmo estiver frio e desligado!