Como transformar a casa num ambiente mais sustentável

Diminua o impacto ambiental de seu lar, seguindo estas dicas práticas

Por Redação Atualizado em 21 abr 2022, 20h54 - Publicado em 22 abr 2022, 13h00
Gif de uma mulher abrindo o congelador de uma geladeira dúplex para se refrescar.
Reprodução/Giphy

Há muitos anos diversos grupos têm discutido e criado soluções para termos lares mais sustentáveis, principalmente no que diz respeito a energia, coleta consciente do lixo, reuso de água e até compostagem de alimentos em plantas.

Triider, aplicativo de prestação de serviços de manutenção e pequenas reformas reuniu seus especialistas para falar sobre como essas mudanças são benéficas para o meio ambiente. Adote estas dicas para ter uma casa mais saudável para o planeta!

Coleta seletiva

Gif de um cachorro pug catando uma garrafa plástica e depositando na lixeira para plásticos.
Reprodução/Giphy

Comece por algo simples, que está ao seu alcance, como a coleta seletiva de lixo. Separe plásticos, vidros, metais, orgânicos e não recicláveis. O último deve ser descartado na coleta do órgão competente da sua cidade, os outros devem ser direcionados para um ecoponto próximo da sua casa.

Compostagem

Gif de uma pá remoendo uma composteira de resíduos orgânicos.
Reprodução/Giphy

Aproveite o resíduos orgânicos para fazer compostagem e adubação de suas plantas. Essa é uma excelente solução. Além disso, economize água reutilizando o que está na máquina de lavar, por exemplo. Durante os ciclos de lavagem todas as máquinas dispensam água, ideal para lavar varandas e quintal. No banho, evite deixar o chuveiro ligado por muito tempo, opte por fechar quando for se ensaboar.

Continua após a publicidade

Revisão elétrica

Gif em que homem começa iluminado. Uma mão desliga a luz. O homem olha pra câmera e aponta para cabeça em um gesto para atentar o espectador sobre o uso consciente da energia.
Reprodução/Giphy

Fique atento ao consumo de energia elétrica, observe se seus aparelhos eletrodomésticos têm o selo de baixo consumo, identificado como A. Troque suas lâmpadas comuns pelas de LED. No verão, mantenha o chuveiro no modo ‘verão’ e sempre que possível desligue os aparelhos da tomada, como televisores, computadores, carregador de celular e micro-ondas.

Energia solar

Gif de uma placa solar em timelapse. O reflexo das nuvens corre na placa.
Reprodução/Giphy

Invista em energia sustentável com a instalação de placas solares. Para muitos pode parecer bobagem, mas a cada dia os recursos de hidrelétricas têm apresentado sinais de esgotamento e com isso a implantação da tecnologia que gera luz a partir dos raios solares passou a fazer mais sentido.

Os especialistas do habitissimo ressaltam que a energia solar será a grande responsável por salvar todo o ecossistema mundial. De acordo com o levantamento interno da startup, os clientes que têm instalado o recurso conseguiram reduzir sua conta em até 70%. Além disso, na plataforma é possível encontrar profissionais que fazem a instalação das placas solares.

Uso consciente da água

Gif de uma chuveiro começando a despejar água na câmera.
Reprodução/Giphy

Um dos debates mais promovidos no Brasil e no mundo é sobre o uso consciente da água, já que a possibilidade de uma crise hídrica pode ser real nos próximos anos. Por isso, adotar medidas de economia não beneficia apenas a população com a conta mais barata, mas preserva o planeta. A Triider recomenda a instalação de válvula bloqueadora de ar.

Desta maneira, o ar que está no encanamento é impedido de movimentar o relógio do hidrômetro. Esta válvula deve ser instalada com a supervisão de um encanador hidráulico para que o serviço seja executado da maneira correta.

Continua após a publicidade

Publicidade