Casa Created with Sketch.

Japão anuncia construção de cidade totalmente sustentável e futurística

Sob o comando do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, o projeto deseja transformar a Woven City em um laboratório vivo, que teste novas tecnologias

 (Divulgação/Casa.com.br)

Conhecido por planejar grandezas tecnológicas, o Japão decidiu ir além e criar uma “cidade do futuro”, inteiramente sustentável. A Woven City, como foi chamada, será um protótipo de centro urbano verde e futurístico, localizado na base de um dos cartões postais japoneses – o Monte Fuji.

O projeto, divulgado pela Toyota Motor Corporation, durante o principal evento de tecnologia e inovação do mundo em Las Vegas, o CES 2020, visa que a cidade seja um “laboratório vivo”, em que novas soluções e tecnologias sejam testadas. Como exemplo, ela funcionará totalmente à base de hidrogênio.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Com a inauguração prevista para o início de 2021, a cidade terá inicialmente cerca de 2 mil moradores, entre residentes e pesquisadores. A convite da empresa, parceiros comerciais e acadêmicos e cientistas de todo o mundo poderão trabalhar na incubadora do mundo real.

Famoso por obras como o novo World Trade Center em Nova York, a Casa do Lego na Dinamarca e o Googleplex em Londres, o responsável pelo projeto arquitetônico da “Cidade Entrelaçada” será o dinamarquês Bjarke Ingels.

“Soluções de mobilidade conectadas, autônomas, sem emissão de carbono e compartilhadas abrirão um leque de novas formas de vida urbana. Acreditamos que temos uma chance única para explorar novas formas de urbanidade com a Woven City, que pode oferecer caminhos para outros projetos similares”, diz Ingels.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Na cidade-protótipo, a tecnologia reina: apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono poderão circular nas vias principais.

Além disso, os telhados das edificações serão cobertos por painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar, que somam à eletricidade produzida por células de hidrogênio. Considerando a estética local, estes prédios serão construídos com a madeira tradicional japonesa.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Buscando estimular o convívio entre os moradores ao máximo, o design de Ingles valoriza ambientes a céu aberto em diversas partes da cidade, com vegetação nativa e cultivo de alimentos a partir da hidroponia (que usa água em vez da terra).

 (Divulgação/Casa.com.br)

Já no interior das casas, os futuros habitantes da Woven City terão à disposição tecnologia de ponta, como sensores de inteligência artificial, que ajudam a monitorar a saúde e a realizar as tarefas diárias.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Vale dizer que o nome da cidade não é por acaso. “Woven City” faz referência a tecer três diferentes caminhos, cada um para um tipo específico de usuário.

Enquanto uma rua seria apenas para veículos mais rápidos; a outra seria uma mistura de veículos de menor velocidade – como motos e scooters –, além de pedestres; e a terceira seria uma via de passeio apenas para pedestres.

“Esses três tipos de ruas se entrelaçam para formar um padrão de grade orgânica e ajudar a acelerar a autonomia“, diz a Akio Toyoda, CEO da Toyota Motor Corporation. Para ele, esse é um grande sonho pessoal. “Se você construir, eles virão”, acrescenta.

Confira mais sobre a Woven City no vídeo abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s