Casa Created with Sketch.

Aplicativo gera destinação correta de resíduos com praticidade e rapidez

O "Uber dos Resíduos" pode ser usado para transportar móveis, eletrodomésticos e muito mais

A reforma de casa é provavelmente um dos momentos mais estressantes da vida adulta. Dinheiro, sujeira, entulho, mais dinheiro, entrega atrasada, busca por carreto, dor de cabeça, mais dinheiro ainda… só de ler você já deve ter três fios de cabelos brancos a mais.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Sorte a nossa que a tecnologia chegou para revolucionar alguns processos estressantes e facilitar a vida do consumidor. É exatamente com esse princípio que a startup Biothanks surgiu. Apelidada de “Uber do Resíduo“, a empresa permite que os usuários se conectem com transportadores que recolhem resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O aplicativo foi desenvolvido com base em três pilares: o reuso, a economia circular e a mobilidade sustentável. A empresa é responsável por conectar pessoas que precisam descartar ou transportar móveis, entulho de obra, podas de árvore e outros resíduos com donos de veículos utilitários.

Para usar o serviço é simples: basta cadastrar-se na Biothanks, colocar o endereço da coleta e definir o tipo de resíduo. O aplicativo exige informações como quantidade aproximada de materiais, se está ou não ensacado e se é necessário contratar um ajudante. Após isso, basta escolher o tipo de veículo e definir a data de coleta. O motorista da Biothanks recolhe os entulhos e os leva para um ponto de coleta seletiva.

 (Reprodução/Casa.com.br)

A empresa foi fundada por Marcel Wars e Fernando Vargas. Marcel comenta a importância de investir em serviços de descarte correto: “O maior custo impeditivo para a reciclagem em larga escala é a logística. É aí que o Biothanks atua, viabilizando a coleta rápida e segura de resíduos, mesmo que em pequenas quantidades, e gerando, ao mesmo tempo, trabalho e renda para diversas pessoas”, afirma.

Atualmente aplicativo funciona na capital de São Paulo e pode ser usado para coletar entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e móveis usados. Os fundadores esperam ampliar o tipo de resíduo coletado pela empresa em breve. “Um dos objetivos é que no futuro as pessoas chamem um motorista da Biothanks para recolher latinhas e embalagens, após um churrasco no fim de semana, por exemplo”, reforça Marcel.

Marcel Wars e Fernando Vargas

Marcel Wars e Fernando Vargas (Reprodução/Casa.com.br)

Quem solicitar o serviço pode efetuar o pagamento com dinheiro ou cartão de crédito. Basta selecionar a melhor forma na hora de finalizar o pedido. O preço é calculado de acordo com a quantidade de resíduos, dificuldade da coleta e distância do coletor.

A empresa está aberta a parcerias com cooperativas de reciclagem ou qualquer outra empresa que trabalha com a reutilização de resíduos. Confira abaixo um vídeo que explica o funcionamento do aplicativo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s