Girl Power: profissionais se unem para diminuir o desperdício de obras

A Caçamba do Bem é uma iniciativa que dá o destino correto de resíduos de obra e tentam achar fins justos para itens que seriam descartados

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 17 fev 2020, 16h01 - Publicado em 4 jul 2019, 15h00
Reprodução/Casa.com.br

Três arquitetas e uma designer se juntaram para pensar nas possibilidades de destinação dos entulhos e resíduos gerados durante uma obra. Camila Picoli, Carolina Beckert, Fernanda Heller e Marília Bender Almeida fundaram no último ano o projeto Caçamba do Bem, que promove um destino sustentável e justo para o que seria descartado.

O projeto funciona através de parcerias e de doações: as profissionais buscam sociedades com os clientes, com construtoras e empresas do segmento, e reúnem em um galpão itens que podem ser reaproveitados, mas seriam descartados.

ABRECON/Casa.com.br

Segundo os dados da ABRECON, a Associação Brasileira para Reciclagem de RCD, os resíduos gerados pela construção civil e por demolições correspondem a 60% de todo o lixo urbano.

No galpão é possível encontrar bancadas, esquadrias, luminárias, portas, vasos sanitários e muito mais. O material é vendido por um valor abaixo de mercado em bazares locais. O dinheiro arrecadado financia construções em instituições da caridade.

Neste sábado, dia 6 de julho, ocorre o segundo Bazar Caçamba do Bem, que revenderá produtos que podem decorar sua casa! Para conferir mais informações, acesse o Instagram do projeto.

Continua após a publicidade

Publicidade