Casa Created with Sketch.

8 atitudes para deixar sua casa mais sustentável

Ter um lar que respeita o meio ambiente é possível com algumas ações simples, mas muito significativas. Confira!

Respeitar o meio ambiente e preservar a natureza não precisa apenas de grandes feitos. Já ouviu o ditado de que para ver a mudança acontecer no mundo, ela deve começar por você? É disso que esse texto trata.

A seguir, separamos 8 dicas simples para começar agora mesmo a aplicar em casa que ajudam a tornar o seu lar mais sustentável.

1- Utilize lâmpadas LED

As lâmpadas LED consomem cerca de 80% menos energia elétrica do que os modelos fluorescentes convencionais – sem abrir mão da luminosidade, que inclusive, costuma ser ainda mais viva.

Além de ajudar no consumo consciente de eletricidade, elas têm uma vida útil mais longa e não possuem filamentos metálicos, de mercúrio ou quaisquer outras substâncias tóxicas na composição, e por isso, não emitem gases poluentes no ambiente.

2- Separe o lixo orgânico do reciclável

 (Reprodução/Casa.com.br)

A reciclagem tem um papel fundamental nos dias de hoje. Em 2020, de acordo com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), houve um aumento de 35% desse procedimento na cidade de São Paulo – a maior metrópole do país. Esses números são bastante positivos, e para contribuir para que essa prática seja cada vez mais constante, você pode começar fazendo a separação do lixo dentro de casa!

Se você mora em apartamento, é possível separar o lixo e descartar nas respectivas lixeiras de coleta seletiva que devem estar no prédio. Se não for o caso, separe e higienize os recicláveis, envolvendo-os em materiais também recicláveis para serem destinados para os centros de distribuição.

Para o lixo orgânico, a dica é apostar na compostagem – que falaremos mais a respeito ainda nesse texto!

3- Reutilize a água da máquina de lavar

Lavar a roupa na máquina tem um consumo de água e energia elétrica considerável. Sabemos o quanto lavar a roupa na máquina é prático, mas para economizar, a dica é aproveitar a água para lavar o quintal ou a sua lavanderia.

Além disso, tente otimizar a frequência entre uma lavagem e outra para aproveitar o potencial e ter um consumo mais consciente de energia elétrica.

4- Economize água

Indo muito de encontro com o tópico anterior, reduzir o consumo de água é uma ação muito importante. Mesmo que o Brasil seja um país com recursos hídricos abundantes, a economia da água é fundamental para garantir que esse bem tão essencial para a natureza, e para nós seres humanos, não falte.

Banhos mais curtos, lavar a louça com a torneira desligada e utilizar o necessário para cozinhar e lavar a casa são práticas recomendadas e que já fazem uma grande diferença no dia a dia!

5- Tire os aparelhos da tomada durante a noite

 (Reprodução/Casa.com.br)

Os aparelhos eletrônicos, mesmo quando não estão operando, se estiverem ligados na tomada consomem energia. Logo, desligá-los totalmente durante a noite ou ao sair de casa são práticas simples e que fazem a diferença – tanto para o meio ambiente, como na redução de custos na conta de luz.

6- Tenha plantas em casa

vasos com plantas

 (Vadim Kaipov/Unsplash)

As plantas são excelentes aliadas para trazer aconchego da natureza para dentro do lar. Além de ajudarem na decoração, diversas espécies são capazes de purificar o ar e também trazer um aroma mais agradável para dentro de casa.

7- Use produtos de limpeza atóxicos

Existe uma quantidade muito grande de produtos de limpeza que possuem e disseminam no ar substâncias nocivas tanto para o meio ambiente como também para os moradores. Esses produtos podem cair na rede de esgoto e gerar contaminação.

Para evitar esse tipo de problema, invista em exemplares biodegradáveis – como desinfetantes naturais que podem ser preparados em casa, misturando água, álcool de limpeza, sabão de coco ralado e folhas de eucalipto ou lavanda.

8- Faça a compostagem

 (Reprodução/CicloVivo)

Como falamos anteriormente, a reciclagem é fundamental para preservar o meio ambiente. A compostagem é um procedimento que acontece por meio de uma composteira aproveitando os nutrientes do lixo orgânico para transformar em adubo para plantas. A técnica é eficiente e um verdadeiro símbolo de sustentabilidade no lar.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.