Casa Created with Sketch.

6 dicas para montar o seu cantinho de meditação

Independente da sua religião, vale a pena concentrar-se em trazer paz e alegria para a sua casa

 (Katerina Jerabkova/Unsplash/Casa.com.br)

Não é apenas no momento em que dormimos que descansamos o corpo e a mente. Com as técnicas de meditação, você pode concentrar-se no que deseja, alcançando mais harmonia e foco nos seus objetivos. Também não é preciso ser de alguma religião específica: o importante é que esta rotina te proporcione paz, alegria e bem-estar, que é o que todas as crenças têm em comum acordo.

Definir uma área específica em casa para a meditação pode ser bacana para tornar este momento ainda mais especial. Se você não tem muito espaço, como um quarto livre, tudo bem: “Pode ser a parte de cima de um móvel, uma área coberta no quintal ou um nicho na parede. O importante é que seja dedicado e exclusivo”, indica o espiritualista Brendan Orin, do Astrocentro

 (Sarah Brown/Unsplash/Casa.com.br)

Ele recomenda deixar este cantinho sempre limpo e bem cuidado. Para isso, você pode misturar duas partes de água com uma de álcool de cereais e três ramos de alguma flor ou erva fresca da sua preferência, como alecrim ou pétalas de rosas.

Por fim, uma oração de acordo com a sua crença pode finalizar essa limpeza e consagrar o espaço. “Independentemente da religião, o que os deuses se importam é com a intenção do seu coração. Se você não tem condições de comprar cristais ou imagens, por exemplo, pode utilizar pedras comuns e figuras impressas, porque elas representarão as forças que você quer atrair”, explica Brendan.

 

Abaixo, Brendan dá 6 dicas para montar o seu cantinho da meditação:

  • O ideal é sempre ter um símbolo no seu cantinho para cada elemento da natureza (Terra, Ar, Fogo e Água), mas você pode escolher ficar apenas com imagens, símbolos e velas. Tem que ser algo harmônico, que toque a sua alma, como belas flores e ervas frescas.
  • As melhores cores para decorar o cantinho da meditação são o azul pastel e o branco, pois favorecem o estado tranquilo da mente.

 (Rebecca Peterson-Hall/Unsplash/Casa.com.br)

  • Os incensos podem ser espetados em uma maçã, mas é preciso ter cuidado tanto com eles quanto com velas: deixe-os distantes de tapetes, sofás, cortinas e toalhas, pois podem causar um incêndio. Observar a chama das velas e a fumaça do incenso nos leva a estados meditativos de maneira rápida.
  • Respirar fundo é fundamental: você precisa estar em uma posição confortável para encher os pulmões de ar. Incensos e óleos essenciais com perfume agradável auxiliam no processo de relaxamento.

 (Chris Liu/Unsplash/Casa.com.br)

  • As melhores direções para se virar ao orar ou meditar são nordeste e leste: como o Sol nasce ao leste, estar neste sentido pode nos conectar a nossa memória ancestral, trazendo alegria e esperança;
  • Crie uma playlist no celular com sons da natureza ou músicas que foram criadas para auxiliar na meditação, como mantras e louvores.

 (Artem Beliaikin/Unsplash/Casa.com.br)

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.