Continua após publicidade

Escritório FGMF lança coleção de mobiliário com a Tok&Stok

As peças são inspiradas em materiais usados em obras e trazem um olhar urbano para a decoração

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 10 set 2020, 15h56 - Publicado em 10 set 2020, 15h54

Quando um renomado escritório de arquitetura se aventura no universo do design de mobiliário, o resultado só pode ser criações interessantes. E é o que mostra a coleção FGMF para Tok&Stok- Olhar urbano de fora para dentro. Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz se uniram ao designer Gabriel De La Cruz, do departamento de design da Tok&Stok, para criar produtos com design modular, inspirados nos projetos do escritório e no mood industrial dos grandes centros urbanos.

(divulgação/Casa.com.br)

“Os móveis foram inspirados no nosso dia a dia da arquitetura e experiência no mundo da construção civil. Quando se faz arquitetura, em geral, a cabeça trabalha com grandes desenhos de projetos únicos. Nós já vínhamos desenvolvendo peças de design, mas para esse projeto com a Tok&Stok nós tivemos que entender o desenho de produto em escala, em um processo criativo semelhante ao da arquitetura, mas com uma preocupação investigativa muito diferente. Uma experiência que agregou muito ao nosso compromisso em realizar arquitetura contemporânea, com atuação em todas as escalas e programas”, afirma Lourenço Gimenes, sócio do escritório FGMF.

Continua após a publicidade

Entre as peças lançadas na coleção, está um sofá modular, que é influenciado pelas armações de blocos de fundação, estruturas de aço que sustentam uma construção. Há também o mancebo, que tem como fonte de inspiração o arranque de obra, vergalhões que “brotam” de uma peça de concreto para serem incorporados à concretagem seguinte.

“A modularidade que aplicamos nos móveis e acessórios também aparece muito forte na nossa arquitetura. Vários projetos nossos têm isso, a partir de uma peça vamos formando um todo, e, no caso do mobiliário, dependendo do tamanho da casa, existe a possibilidade de compor as peças e chegar no arranjo ideal”, conta Gimenes.

Continua após a publicidade

 

Publicidade