Continua após publicidade

Confeiteira cria sobremesas inspiradas em arquitetos famosos

A russa Marie Troitskaia, que também é arquiteta, uniu suas duas paixões para criar bolos em forma de obras conhecidas mundo afora

Por Kym Souza
8 jul 2020, 15h44

Da simples geometria de Le Corbusier ao uso característico de concreto de Tadao Ando, Marie Troitskaia criou uma série de bolos de dar água na boca, inspirados em renomados arquitetos.

Catedral de Notre Dame de Pão de Mel (divulgação/Designboom)

As sobremesas reinterpretam não apenas os estilos famosos, mas também têm o gosto de seu país de origem. Por exemplo, a sobremesa Alvar Aalto se parece com seu icônico vaso e também tem gosto da Finlândia: mirtilos e creme de leite fresco. Já a sobremesa Tadao Ando carrega sabores japoneses: yuzu (limão japonês), gergelim preto e matcha (chá verde em pó ou moído).

Bolo Frank Gehry (divulgação/Designboom)

Marie Troitskaia, de 25 anos, nasceu em Moscou e é uma arquiteta com diplomas de sua cidade natal e Paris. Em 2012, ela resolveu mudar de carreira e começou a criar essas sobremesas arquitetônicas, que dão até dó de pensar em comer.

Continua após a publicidade
Bolo Alvar Aalto (divulgação/Designboom)

Há alguns anos, Troitskaia criou seu bolo mais complicado – uma cópia exata e comestível do Centre Pompidou na escala de 1: 500. O bolo foi criado para uma apresentação em conjunto com uma escola de arquitetura parisiense.

Bolo Centre Pompidou (divulgação/Designboom)

Os bolos marcam uma fusão das duas paixões de Maria Troitskaia: arquitetura e confeitaria. “Para mim, pastelaria é um objeto de arte. Antes de criar cada bolo, crio esboços, faço modelos no 3D max e desenho detalhes no archiCAD. Arquitetura e confeitaria são as duas partes principais da minha vida. Graças a essas duas profissões completamente diferentes, pude criar meu próprio estilo de sobremesas,” explica Troitskaia. Todas as sobremesas requintadas são criadas para uma patisserie arquitetônica, que a Troitskaia planeja abrir no futuro.

Continua após a publicidade
Bolo Le Corbusier (divulgação/Designboom)
Publicidade