26 ideias de como decorar a sua estante
Muito úteis, os móveis podem servir como elemento de organização e armazenamento e agregar muito valor à decoração do lar
Um dos principais personagens na marcenaria de uma casa é a estante. Muito além de solução para armazenamento – que, convenhamos, é uma excelente saída para espaços pequenos –, as estantes também têm o seu valor decorativo.
O móvel pode estar presente em praticamente qualquer ambiente da casa. Mas, atenção: utilize-o em seu projeto com parcimônia, afinal de contas, muitos elementos repetidos em casa cansam o olhar e deixam os ambientes desarmônicos.
Por outro lado, quando utilizada de forma pontual e estratégica, as estantes podem agregar bastante valor ao projeto e facilitar o dia a dia dos moradores. Elas também podem vir em qualquer forma, tamanho e cor, sejam estantes de madeira, estantes de ferro ou estantes de aço.
Como utilizar a minha estante
Uma das maneiras mais comuns de se utilizar uma estante em casa é como suporte de uma coleção de livros. Se você é um devorador de títulos, provavelmente deseja guardá-los em um local seguro que os valorize – então por que não dispô-los na sala, escritório ou quarto, sempre ao alcance da mão?
Outra função comum à estante é a de abrigar a televisão, seja na área íntima ou social. Na verdade, este móvel pode ser, inclusive, bem funcional e ser casa para TVs, livros e outros utensílios ao mesmo tempo.
Veja também
- Estantes: 13 modelos incríveis para você se inspirar
- Como arrumar uma estante de livros (de um jeito funcional e bonito)
- Nichos e prateleiras levam praticidade e beleza para todos os ambientes
Há também quem goste de conjugá-la com outros elementos, como é o caso da escrivaninha com estante ou da estante-nicho.
Tudo vai depender do gosto pessoal e das necessidades de cada morador, que devem ser todas incluídas no briefing do projeto – assim a equipe de arquitetos vai pensar na configuração perfeita para o seu estilo de vida. Muitos deles, inclusive, assinam os próprios móveis, dando um toque de personalização, originalidade e exclusividade ao design da casa.
Como decorar a estante
Em uma casa com bastante personalidade, os melhores enfeites para a estante são os que contam histórias: utilize alguns souvenirs daquela viagem especial ou fotos de famílias antigas e novas, seus cacarecos favoritos e, claro, plantas para aqueles que amam.
Você pode dispor os livros de maneira horizontal, vertical ou – por que não? – de forma misturada, dando um ar mais despojado e jovial ao ambiente. Escolha algumas prateleiras ou nichos em que se encontram os livros na horizontal e adicione em cima deles um item afetivo, como uma câmera analógica, por exemplo, ou um vaso de planta.
Se você gosta de organização, vale separar os livros por cores de lombada e montar uma paleta agradável de acordo com os tons dos itens complementares, como os vasos das plantas e souvenirs. Outra ideia é utilizar diferentes tipos de plantas para deixar a estante mais viva e colorida.
Para os geekies de plantão, há também a opção de inserir bonecos temáticos na estante, como as figuras de cartoons ou HQs. Já quem é mais esotérico pode fazer bom uso de velas, incensos e cristais.
Abajures e luminárias também entram na lista de objetos que embelezam a estante. Neste caso, opte por modelos que sejam congruentes com o estilo decorativo e a paleta de cores que você escolheu.
Outras ideias para decorar a estante são discos de vinil, esculturas, relógios, pratos de porcelana, quadros decorativos, máquina de escrever, globos, cestos organizadores e relicários.