Bronze na iluminação: uma tendência para conhecer
Veja como a designer Cris Bertolucci utiliza o material para criar peças marcantes
O bronze é um material que pode ser utilizado de diferentes maneiras. Seja na criação de obras de arte, joias ou itens de decoração, o metal é sempre bem-vindo por sua capacidade de ser moldado e por sua versatilidade. Contudo, existe uma modalidade em que poucas pessoas trabalham com a matéria-prima: o design de peças de iluminação.
Quando o assunto é a utilização do bronze em luminárias no segmento nacional, Cris Bertolucci é uma percursora e protagonista. Cris incorpora o material com frequência, desde seu primeiro lançamento autoral, há mais de 10 anos.
Veja também
- Tudo que você precisa saber sobre iluminação LED
- Acerte na combinação das luminárias conforme a proposta do ambiente
O processo de criação das luminárias feitas com bronze pode acontecer de duas maneiras diferentes. A primeira se dá pela maleabilidade do material, que permite que a designer utilize os mais variados objetos para criar suas peças, desde elementos da natureza, como os galhos da família Sabiá, até cumbucas de madeira, como foi feito no abajur Coccinella.
A segunda técnica ocorre quando a designer cria um desenho para ser feito em bronze. Ela então contrata um escultor para criar o molde em gesso para a fundição e a luminária ganha vida, como a Coluna Sita.
O que mais atrai Cris na matéria-prima é sua possibilidade de experimentação. Por conta de pequenos “acidentes” que podem ocorrer no processo de fundição ou até mesmo o envelhecimento natural do bronze, nenhuma peça é igual a outra, cada uma conta sua vida e particularidades. Dessa maneira, as luminárias produzidas por ela carregam uma carga afetiva maior ao contar a sua história, deixando de ser meros elementos decorativos.