Casa Created with Sketch.

Bronze na iluminação: uma tendência para conhecer

Veja como a designer Cris Bertolucci utiliza o material para criar peças marcantes

 (@cristianabertolucciestudio/Instagram)

O bronze é um material que pode ser utilizado de diferentes maneiras. Seja na criação de obras de arte, joias ou itens de decoração, o metal é sempre bem-vindo por sua capacidade de ser moldado e por sua versatilidade. Contudo, existe uma modalidade em que poucas pessoas trabalham com a matéria-prima: o design de peças de iluminação.

 (cristianabertolucci.com.br/Reprodução)

Quando o assunto é a utilização do bronze em luminárias no segmento nacional, Cris Bertolucci é uma percursora e protagonista. Cris incorpora o material com frequência, desde seu primeiro lançamento autoral, há mais de 10 anos.

Veja também

 (@cristianabertolucciestudio/Instagram)

O processo de criação das luminárias feitas com bronze pode acontecer de duas maneiras diferentes. A primeira se dá pela maleabilidade do material, que permite que a designer utilize os mais variados objetos para criar suas peças, desde elementos da natureza, como os galhos da família Sabiá, até cumbucas de madeira, como foi feito no abajur Coccinella.

 (cristianabertolucci.com.br/Reprodução)

A segunda técnica ocorre quando a designer cria um desenho para ser feito em bronze. Ela então contrata um escultor para criar o molde em gesso para a fundição e a luminária ganha vida, como a Coluna Sita.

 (@cristianabertolucciestudio/Instagram)

O que mais atrai Cris na matéria-prima é sua possibilidade de experimentação. Por conta de pequenos “acidentes” que podem ocorrer no processo de fundição ou até mesmo o envelhecimento natural do bronze, nenhuma peça é igual a outra, cada uma conta sua vida e particularidades. Dessa maneira, as luminárias produzidas por ela carregam uma carga afetiva maior ao contar a sua história, deixando de ser meros elementos decorativos.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.