DIY: 4 projetos com tinta para dar cara nova à casa

Renovar a sua casa não precisa ser um estresse ou uma mudança drástica

Por Redação Atualizado em 2 mar 2022, 23h52 - Publicado em 1 mar 2022, 19h00
Estampa vermelha combina com cadeira em sala de estar
Reprodução/Casa.com.br

O começo do ano sempre inspira novos planejamentos e sonhos para o visual da casa. Seja uma ideia que sempre quis colocar em prática ou algum incômodo que nunca foi ajustado, agora é o momento de pegar as energias e colocar a mão na massa.

Com os projetos “faça você mesmo” ficando cada vez mais populares, repaginar o seu espaço nunca ficou tão fácil e divertido – uma vez que pode ser feita de forma prática e sem ajuda de profissionais.

Cabeceira circular cinza
Reprodução/Pinterest

Saiba como mudar o visual da sua casa sozinho e sem gastar muito com a Tintas Iquine, que apresenta tendências de pinturas criativas, rápidas e que conferem novos significados ao ambiente interno:

1. Decoração na parede usando estêncil

 

parede branca recebe desenhos em cinza de rosas

Crie estampas na parede usando um estêncil. O efeito sofisticado, que pode ser produzido em toda a superfície ou em partes dela. Combine com cadeiras acapulco e vasos com plantas para um ar dos anos 70. O estêncil pode ser feito por você mesmo, com qualquer desenho, comprado ou encontre um de graça na internet.

Desenhos brancos em parede preta
Reprodução/Pinterest

Para aceitar neste tipo de pintura, siga essas recomendações:

 

  • A tinta não pode ser diluída;
  • Passe o rolo com pouca tinta por toda o estêncil até preenchê-lo, pois muita tinta acumulada no mesmo ponto pode gerar um aspecto ruim;
  • Prenda o desenho na parede com fita crepe nos cantos;
  • Assim que terminar de aplicar a tinta sobre o molde vazado, cole o estêncil ao lado, sobrepondo a lateral do desenho para dar continuidade à estampagem.

2. Cabeceira circular

 

Cabeceira circular azul-marinho

Separe um lápis e barbante para projetar uma cabeceira na parede. O design dá profundidade ao quarto e fica ainda mais bonito quando recebe prateleiras neutras e letras decorativas.

Veja também

Cabeceira circular rosa claro
Reprodução/Pinterest
Continua após a publicidade

Para colocar em prática a ideia:

 

  • Tire a medida da parede;
  • Prenda o lápis no barbante e trace um círculo do tamanho desejado;
  • Utilize fita crepe em volta de todo o contorno para deixar o acabamento limpo na hora de aplicar a tinta;
  • Comece a pintura passando pincel sobre o contorno do círculo e depois aplique a tinta no restante.

3. Espaço instagramável

 

Sala roxa com letreiro

Que tal transformar um lugar da sua casa perfeito para tirar fotos e socializar com amigos e família? Os espaços intragramáveis tendem a explorar fundos criativos e chamam atenção pela sua excentricidade e jogo de cores.

Banheiro verde, branco e rosa com luz neon embutida no espelho
Reprodução/Pinterest

A atmosfera aconchegante e diferente se tornou necessária na retomada de reencontros. E, não se preocupe, o cômodo não precisa ser super produzido. Apenas uma parede decorada é o suficiente para proporcionar uma estética atraente.

Com cores, iluminação e decorações, produza uma área instigante e que tenha personalidade. Uma parede em tom terroso recortada por uma iluminação neon, por exemplo, remete à estética futurista e quebra a monotonia.

4. Arco decorativo

 

Parede que exibe espelho recebe 3 arcos coloridos, em azul claro, azul-marinho e amarelo

Os arcos são ícones da arquitetura clássica, imponentes e que têm o dom de elevar a estética de qualquer cenário. Por que não inseri-lo dentro da sua casa?

Arco neutro em uma parede branca com 3 quadros e uma planta posicionada no chão
Reprodução/Pinterest

Como fazer:

 

  • Meça a lateral da parede para definir o comprimento da pintura. Com um lápis e barbante, trace um arco na parede para acompanhar a curva do arco;
  • Para melhor acabamento, utilize uma fita crepe em toda marcação feita. Comece a pintura dentro da parte marcada. Como sugestão de cor, o tom laranja-queimado terracota confere uma proposta barroca e ao mesmo tempo moderna ao espaço.

Todas essas dicas exploram as sensações que as cores podem proporcionar e são capazes de trazer modernidade, acolhimento e valorização do seu espaço, sem a necessidade de contratar um profissional. Solte a criatividade e aposte nas cores!

Continua após a publicidade

Publicidade