Como tirar mofo do guarda-roupa? E o cheiro? Especialistas dão dicas!
Lugares úmidos, fechados e escuros são os preferidos deste fungo. Saiba como fazer a inspeção, tratar e prevenir
Abrir o guarda-roupa e se deparar com mofo se espalhando pelas suas roupas não é nada divertido. Este micro-organismo, que se desenvolve com excesso de umidade e falta de luz, pode aparecer quando o móvel está encostado em uma parede úmida ou posicionado em um cômodo com esta característica.
Uma casa de praia, por exemplo, é perfeita para esse bichinho, pois a umidade do ar acaba tomando conta do local. No caso do armário, a escuridão e a falta de ventilação são os elementos que podem atraí-lo.
Para resolver esse problema, é necessário seguir três passos: analisar o que pode estar causando a criação de uma casa de mofo, tratá-lo e depois estudar alternativas para evitá-lo.
A Yeda Suzuki, engenheira civil especializada em combater mofo em edificações, founder da MOFOout, o arquiteto Rafael Sera, especialista em manutenções e reformas, e a arquiteta Cristiane Schiavoni explicam tudo o que pode ser feito:
Veja também
- 9 dicas para prevenir mofo
- 8 dicas para evitar mofo e sujeira nos ambientes
- Como eliminar mofo da casa
Como tirar o mofo do guarda-roupa?
Se o mofo no guarda-roupa estiver em estado crítico, olhe primeiro se há algum tipo de vazamento ou infiltração na parede onde o móvel está encostado ou perto. Problemas como infiltrações e falhas no rejunte do banheiro são comuns e devem ser corrigidas.
O mofo também pode se desenvolver de forma superficial, precisando apenas melhorar a qualidade do ar do ambiente. Isso é essencial em todas as áreas da casa, mesmo as menos usadas.
Segundo Yeda, para tirar mofo de trás do guarda-roupa ou de dentro, é recomendado seguir estes passos:
- Se o local estiver como mofo, utilize uma toalha descartável ou papel toalha, para evitar a contaminação de outros locais;
- Aplique álcool ou lustra-móvel para a limpeza;
- Após a limpeza do armário, use um secador na temperatura mais baixa para deixar o local bem seco.
Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa?
Muitas pessoas costumam deixar sabonetes nos armários para perfumar o ambiente e as roupas, mas isso pode trazer umidade e manchar as peças. Para deixá-las perfumadas sem estragar os tecidos, pingue algumas gotas da essência de sua preferência em um potinho com bicarbonato de sódio e deixe-os em gavetas, armários e prateleiras.
Como verificar se há mofo? Qual a periodicidade?
O ideal é que você sempre fique atento aos espaços da sua casa para identificar qualquer irregularidade. Em tese, um armário saudável não tem cheiro de mofo e não precisa de verificações periódicas.
Porém, como não faz mal uma atenção extra, verifique uma vez ou outra – principalmente no inverno – e tenha certeza de tudo o que está guardando e qual o estado das peças. Sempre que vestir uma roupa, note cheiro e manchas no tecido.
O que fazer para evitar?
Para evitar o mofo, guarde somente peças de roupas limpas. Atenção aos objetos de couro, como sapatos, bolsas e cintos, pois eles devem ser colocados em compartimentos específicos no armário. E foque sempre em manter a qualidade do ar no ambiente. Para que ele não aparece fique atenção na:
- Renovação diária do ar
- Limpeza no mínimo semanal do ambiente
- Limpeza anual do armário
O arquiteto Rafael Sera também explica que: “Para evitar problemas com mofos e manchas nas paredes e tetos decorrentes de infiltrações recomendamos que seja feita impermeabilização em toda a construção, seja em subsolos, lajes, piscinas ou fundações. Afinal, a impermeabilização feita de maneira adequada pode durar até 25 anos, o que representa economia e bem-estar a longo prazo.”
Bicarbonato é eficaz para tirar o mofo?
“O bicarbonato de sódio tem pH básico, os fungos se desenvolvem melhor em pH ácidos, então o bicarbonato ajuda a tirar mofo. Porém não é recomendado utilizá-lo em uma diluição, pois o residual da água da limpeza favorece a proliferação dos fungo”, explica Yeda.
A arquiteta Cristiane Schiavoni, fala que existem muitos produtos prontos para limpeza e soluções caseiras, como a de vinagre e bicarbonato.