Você já ouviu falar da suculenta em forma de rosa?
Com pétalas curvas e duras, a Greenovia dodrentalis é uma ótima planta para se ter em casa. Confira na matéria como cultivá-la da forma correta!
Acredite se quiser: não se trata de um origami! Conhecida pela botânica como Greenovia dodrentalis, essas plantinhas lindas possuem pétalas duras, curvas e em várias camadas que lhe conferem a aparência singular de uma rosa.
Nativa das Ilhas Canárias, nos últimos tempos, esta espécie vem sendo mais cultivada devido à disponibilidade online de suas sementes, à apreciação estética e praticidade no cuidado. De natureza suculenta, são capazes de reter água em climas quentes e condições de solo áridas. Conheça um pouco mais sobre a rose succulent abaixo!
Benefícios
Para além do encanto da beleza, estas plantinhas também apresentam vários benefícios à saúde e ao ambiente, comuns a quase todas as plantas suculentas.
Elas podem, por exemplo, ajudar a purificar o ar em sua casa e trabalhar para reabastecê-lo com oxigênio fresco, reduzindo também a quantidade de compostos orgânicos voláteis.
Isto é importante porque tais toxinas são prejudiciais aos órgãos vitais do corpo humano, como fígado e coração, podendo ser também agentes cancerígenos.
Além de combatê-los, este tipo de suculenta é uma planta terapêutica. Suas flores são tão pacíficas e bonitas que são usadas na terapia visual para relaxar a mente e reduzir a dor física. A pesquisa de terapia hortícola realizada pela Kansas State University sugere que a presença de plantas (incluindo suculentas) nos quartos dos hospitais pode ajudar a melhorar os resultados dos pacientes.
Elas podem crescer em qualquer lugar
As suculentas são plantas carnudas e de folhas espessas que podem prosperar em qualquer clima e sobreviver onde a maioria das outras plantas não conseguem – está aí a razão de sua popularidade.
E se tratando de Greenovia dodrentalis, lembre-se de prover uma quantidade de luz razoável para sua fotossíntese. Além disso, elas não precisam ser muito regadas, pois possuem alta capacidade de retenção de água, armazenando-a em suas raízes, caules e folhas. Mesmo nos desertos mais quentes, estas plantas podem prosperar por meses sem perder muito de seu frescor verde.
Cuidados no cultivo
Para cuidar bem da sua plantinha, aqui vão algumas dicas:
As suculentas de rosa germinam mais rapidamente em solo arenoso e de rápida drenagem e são melhor plantadas em vasos bem drenados. Se houver um desejo de troca de suporte, lembre-se que elas devem ser bem nutridas e protegidas antes do transplante.
Vale também plantar suas mudas em uma bandeja plana e regá-las minimamente até que comecem a desenvolver suas folhas. Você pode então transplantá-las cuidadosamente, mantendo-as em locais bem iluminados – mas longe da luz solar direta!
Durante o inverno, no entanto, é importante reduzir a quantidade de água que as plantas estão recebendo, uma vez que tendem a reter o dobro de umidade no frio. A primavera, por sua vez, é o melhor momento para fertilizar as plantas e aumentar a quantidade de água novamente. Regue-as generosamente durante o verão, quando o solo superficial provavelmente secará rapidamente.
Dica de ouro: evite o uso de inseticidas! Você deve, porém, sempre remover manualmente todos os insetos ou bichos que possam penetrar em suas suculentinhas. Apesar deles estarem apenas fazendo o que precisam, é melhor removê-los para a saúde da sua planta.