Protea: como cuidar da planta “it” de 2022

Proveniente da família Proteaceae, o gênero protea inclui mais de 1.000 espécies. 

Por Redação Atualizado em 31 jan 2022, 21h02 - Publicado em 2 fev 2022, 19h00

As proteas são lindas, mas não são exatamente as plantas mais fáceis para jardineiros iniciantes. Se este é seu caso clique aqui e veja uma lista de espécies de baixa manutenção. Elas se dão melhor em climas mais quentes e secos e podem crescer bastante se tiverem espaço.

Atenção: flores, néctar e sementes de protea são tóxicos para humanos e animais de estimação.

Cuidados com as Plantas de protea

 

Luz

Forneça muita circulação de ar e sol pleno – quanto mais sol, mais flores.

Solo

As plantas protea precisam de solo muito bem drenado. Desde que este fator esteja presente, elas prosperaram em praticamente qualquer tipo de solo, desde arenoso, rochoso ou argiloso. Veja um guia sobre tipos de solo aqui!

Jardineira On/Reprodução

As raízes da planta podem crescer quase na horizontal, logo abaixo da superfície do solo. Evite deixar a água no solo porque as raízes podem ficar encharcadas, provavelmente causando a morte da muda. Ao cultivar ao ar livre, aumente a drenagem misturando casca e cascalho no solo.

Reprodução/Twitter

Água

Enquanto elas estão começando a se estabelecer, regue-as regularmente. Depois, ague apenas a cada duas ou três semanas. Quando a muda tiver cerca de um ano de idade, dê água uma vez por semana quando o tempo estiver seco e quando brotar e florescer.

Veja também

Temperatura e umidade

Quando plantadas no clima correto e na zona de resistência observada para a variedade específica, as proteas podem tolerar temperaturas tão baixas quanto -5ºC (às vezes mais baixas). Elas também podem tolerar temperaturas tão quentes quanto 37ºC, mas podem morrer se expostos por muito tempo a temperaturas mais altas. E evite plantar as espécies em zonas particularmente úmidas.

K. Dave/the spruce

Fertilizante

As espécies geralmente não precisam de fertilizantes. Muito fósforo pode realmente matá-las. Como as raízes são muito rasas, tome cuidado extra para não perturbá-las. Aplique uma cobertura de folhas ou casca longe do tronco. Puxe suavemente as ervas daninhas com a mão.

Poda

De cor arrojada e exuberante em forma e textura, as flores são maravilhosas para buquês frescos e para arranjos secos. Colher as flores ajuda a manter a planta limpa. Remova as cabeças gastas junto com a maior parte do caule, permitindo um novo crescimento.

Para incentivar o arbusto, corte as partes jovens na primavera e no verão. Não pode caules sem flor, pois vão se desenvolver na próxima estação.

Medium/Reprodução

Plantando em vasos e replantando

Para proteas em vasos, misture partes iguais de turfa, cascalho e areia. Elas se dão bem em solo pobre em nutrientes.

Continua após a publicidade

Veja Rio/Reprodução

Pragas comuns e doenças de plantas

As espécies são bastante resistentes a pragas. Essas sempre-vivas lenhosas não são herbáceas nem anuais. As folhas são grandes, duras e coriáceas.

Quando dobrada, uma folha madura tende a quebrar em vez de dobrar. Como as folhas se adaptaram para conservar água, resistir à seca e reter carbono e nitrogênio, a maioria das pragas de insetos tendem a evitá-las.

Tipos de Protea

 

Protea-gigante

 

Reprodução/Pinterest

Ela se assemelha a uma coroa e simboliza beleza e resiliência, é um membro bem conhecido deste gênero (e a flor nacional da África do Sul). Ela possui flores amarelas e vermelhas com pontas externas rosa.

Protea Pequeno Príncipe

 

Pixabay/Reprodução

Uma variedade compacta popular é a protea Pequeno Príncipe, outro tipo amado que floresce abundantemente. Seu nome científico é Protea Eximia x Susannae.

Protea alfineteira

 

Leucospermums também são chamados de proteas alfineteiras porque suas flores se curvam para cima. Cultive-a como arbustos baixos no solo ou faça um arranjo.

Serruria florida

 

Esta variedade produz lindas flores na cor creme com toques rosados super delicados. Elas crescem bem em recipientes bem drenados, embora possam não durar mais de uma ou duas estações.

*Via The Spruce

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade