Bambu da sorte: como cuidar da planta que promete prosperidade o ano todo

Veja um guia com o que você precisa saber para ter e cuidar dessa planta que atrai boas energias

Por Kym Souza Atualizado em 15 fev 2022, 16h58 - Publicado em 16 fev 2022, 13h00
Leticia Almeida/the spruce

O que é bambu da sorte e o que significa para o lar

Embora a planta pareça e cresça tão rápido quanto o bambu, não está relacionada a ela, e na verdade é mais uma suculenta. O significado do bambu da sorte é, além da boa sorte, como o nome sugere, saúde e prosperidade e dado como presente simboliza o desejo de uma vida forte e cheia de prosperidade.

Como cuidar do bambu da sorte

 

Alejandro Luengo/Unsplash

O bambu da sorte tem uma reputação de ser quase indestrutível, mas isso não quer dizer que não existem certas condições que propiciem o crescimento do bambu da sorte. Luz adequada, água, substrato, fertilizante e temperatura são alguns fatores que influenciam na saúde da planta.

Severin Candrian/Unsplash

Por ser tão resistente, pode ser a planta ideal para quem está começando, mas cuidado com os pets, pois ela é tóxica para cães e gatos.

Bambu da sorte pode ficar no sol

 

Aylin Çobanoglu/Unsplash

O bambu da sorte prefere luz solar forte e filtrada, como o que é encontrado sob o dossel de uma floresta tropical. Por isso, evite a luz solar direta, uma vez que pode queimar as folhas. Na dúvida, elas são mais tolerantes à falta de luz do que excesso. No entanto, se a planta começar a se esticar, ou o verde desbotar, é sinal de que o ambiente está muito escuro.

Rega do bambu da sorte

 

Alejandro Luengo/Unsplash

O solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado, então a rega deve ser feita a cada 2 ou 3 dias. É importante notar que o bambu da sorte é muito sensível ao cloro e outros produtos químicos comumente encontrados na água da torneira.

Veja também

Por causa disso, é uma boa ideia regar seu bambu da sorte apenas com água engarrafada ou destilada, ou água da torneira que foi deixada de fora por 24 horas para permitir que o cloro evapore.

Jerome/Unsplash

As raízes de bambu da sorte saudáveis ​​são vermelhas, então não se assuste se você puder ver raízes vermelhas flutuando em um vaso de vidro. Se estiver crescendo em um vaso de água, troque a água semanalmente para evitar doenças e odores.

Continua após a publicidade

Poda do bambu da sorte

 

ML Harris/Getty Images/the spruce

A poda é uma parte importante para manter seu bambu da sorte saudável. Com o tempo, a maioria das plantas se tornará pesada, ou começarão a perder sua forma, mas o corte ajuda a manter isso sob controle. Em geral, não deve cortar o caule principal do bambu da sorte, ao invés disso, corte as ramificações usando tesouras esterilizadas, deixando de 2 a 5 cm de distância do caule principal.

Como fazer uma muda de bambu da sorte

 

Leticia Almeida/the spruce

Você pode fazer uma muda de bambu da sorte a partir do corte dela, mas você deve cuidar dela para que as raízes se desenvolvam.

  • Use uma tesoura de corte estéril e afiada para tirar um caule cortando o caule principal que tem pelo menos uma junta de folha e apare as folhas para expor os nós de crescimento.
  • Coloque o corte nu em um recipiente cheio de água destilada suficiente para cobrir completamente o fundo do corte.
  • Mantenha a água limpa e fresca enquanto observa o desenvolvimento das raízes vermelhas. As raízes devem aparecer em cerca de 30 dias.
  • Quando as raízes surgirem, coloque o talo em um vaso decorativo com água e pedrinhas ou um vaso com terra.

Como torcer um bambu da sorte

 

As formas das plantas de bambu da sorte são formadas não pelo corte, mas pela rotação dos talos da planta na frente de uma fonte de luz, o que faz com que a planta cresça naturalmente em direção à luz.

Folia House/Reprodução

Os profissionais geralmente cultivam caules nas laterais para criar suas formas espiraladas distintas. Mas em casa, esse é um processo trabalhoso que exige paciência e tempo para acertar. Isso pode ser feito colocando as plantas sob uma caixa de três lados, prestando muita atenção às suas taxas de crescimento e girando as plantas lenta e regularmente.

Ambientes ideias para deixar o bambu da sorte

 

Leticia Almeida/the spruce

O bambu da sorte prefere temperaturas mais quentes e você precisa evitar colocá-la em qualquer lugar perto de uma corrente de ar (quente ou fria), na frente de um ar condicionado, ventilador ou por uma janela com correntes de ar. A umidade média é boa para sua planta de bambu da sorte, então não se preocupe em aumentar os níveis em sua casa.

Winni/Reprodução

Com isso em mente, os locais mais comuns para o bambu da sorte são salas, escritórios e quartos. Pensando em Feng Shui, o canto direito dos cômodos é o mais recomendado, sendo que para o quarto, tido como o “canto do relacionamento”, o número de talos ideal é apenas dois. Nos demais cômodos, o número de talos indicado é a partir de três, evitando o número quatro, porque está relacionado com a morte.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade