O curioso formato do cacto que lembra a cauda de uma sereia
A espécie Cleistocactus cristata é também conhecida como Rabo de Peixe e lembra um ser mitológico dos mares e oceanos
Aqui amamos suculentas e cactos e sempre trazemos umas espécies bem diferentes para você conhecer, cultivar no seu jardim e dar uma “mudada” entre as plantas comuns. Já mostramos suculentas em formato de rosas, de vidro e até robôs que cuidam das plantas.
Mas agora, o da vez, é um cacto “mitológico”, apelidado de ‘Cauda de Sereia’. Ele pertence a classe das suculentas e, como o próprio nome já diz, a sua forma, cheia de pequenas folhas longas, que parecem pelos ou espinhos, lembra a cauda de uma sereia.
O nome científico da espécie é Cleistocactus cristata, também conhecida como ‘Rabo de Peixe’. É um cacto resistente e seu crescimento é lento, podendo atingir um tamanho considerável (até 50 cm de altura e de diâmetro, ou mais).
Assim como todo cacto e suculenta, a Cauda de Sereia é de fácil cultivo. Gosta de pleno sol ou meia sombra, de solo que possua bom dreno, sem água em excesso. Precisa de regas apenas quando estiver com o solo bastante seco. Se for plantada direta no chão, não terá problemas, mesmo em dias de chuva. Se cultivar em vasos, deverá ter cuidado para não acumular água.
É recomendado, ainda, não usar pratinhos para acumular água no fundo, ou se usar, retirar toda água reunida.
Mais dicas: Rega durante a estação de crescimento ativo (primavera e verão) estimulará o crescimento constante e evitará que a crista se torne flácida. Durante os meses de inverno, eles devem ser mantidos um pouco secos.
* Os links gerados podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril. Os preços e produtos foram consultados em junho de 2023, e podem estar sujeitos a alterações e disponibilidade.