9 plantinhas pequenitas para quem quer fofura
Confira a lista com ideias de flores pequenas que podem fazer a diferença no seu ambiente.
As plantas filtram nosso ar, aumentam a umidade em nosso ambiente e adicionam um toque de natureza ao lugar. No entanto, nem todos têm espaço para cultivar dentro de casa uma figueira com folha de violino ou uma palmeira areca. Temos uma lista de pequenas e pequenas plantas que podem ser cultivadas em uma xícara de chá, em um pequeno vaso ou em qualquer lugar em que precise de um reforço verde.
1- Lágrimas de bebê
Tudo sobre Soleirolia soleirolii é fofo: o nome comum de lágrimas infantis provoca aquela reação “aww”, e a miríade de pequenas folhas dá caráter e charme a esta planta de casa fácil. Faça crescer lágrimas de bebê em um pequeno terrário ou sob um cloche de vidro sob a luz do sol filtrada para dar a esta pequena planta a umidade que ela anseia para permanecer exuberante.
2- Fio de pérolas
O gênero de suculentas Senecio nos dá muitas formas de folhas interessantes, incluindo o colar de pérolas, que se assemelha tanto ao vegetal menos favorito de todas as crianças (mas não é nada comestível).
A forma incomum da folha da planta a ajuda a prosperar na África do Sul, onde as folhas esféricas maximizam a retenção de água enquanto minimizam a área da superfície da folha que resultaria na perda de água por evaporação.
Um colar de pérolas sairá delicadamente de um pequeno recipiente pendurado em uma sala quente com luz filtrada; corte as pérolas conforme necessário para modelar e mantê-las dentro dos limites.
3- Planta aérea
Poucas plantas perdoam tanto quanto as do gênero Tillandsia. Essas epífitas vivem empoleiradas em galhos em ambientes livres de gelo, retirando a umidade necessária do ar usando escamas especialmente adaptadas em suas folhas pontiagudas.
Monte-os em troncos, arrume-os em uma cesta ou crie um mini terrário sem sujeira para essas plantas sem bagunça. Eles crescem muito lentamente e precisam de pouco mais do que luz solar parcial e um mergulho semanal em água para se manterem hidratados.
4- Rabo de burro
Sedum morganianum é a planta de casa perfeita para aquela pessoa que tem um ponto ensolarado que tem espaço para uma pequena planta rasteira ou rasteira. As folhas carnudas e suculentas da cauda do burro são uma pista para a tolerância desta planta à seca.
Veja também
- 10 plantas que trazem energia positiva para a casa
- 11 plantas fáceis de cuidar que precisam de pouca luz
Você deve cultivar o rabo de burro em uma mistura para vasos de cacto arenoso para evitar o apodrecimento das raízes. Se você quebrar acidentalmente uma das hastes, não a descarte; cauda de burro é fácil de propagar com estacas. Basta inserir a extremidade cortada em algum solo e colocá-la sob um invólucro transparente até formar raízes.
5- Musgo escocês
Um pedaço de verde brilhante Sagina subulata ‘Aurea’ evoca noções de fadas de jardim, gnomos ou qualquer criatura da floresta que gostaria de se aninhar na folhagem musgosa etérea desta planta de uma polegada de altura.
Como um nativo da Escócia, o musgo escocês prefere as condições frias e úmidas de sua terra natal. A nebulização frequente manterá seu musgo alegre e brilhante. A luz indireta de uma janela voltada para o norte ajudará a manter a cor sem queimar a planta. Se o seu musgo produzir pequenas flores brancas, você saberá que já dominou suas necessidades de cultivo.
6- Tomilho lanoso
Sempre que você precisar de um estímulo para a aromaterapia, coloque um recipiente de pseudolanuginoso timo (mais conhecido como a flor de tomilho). As folhas macias e felpudas são tão tocáveis e liberam uma saborosa explosão de perfume de tomilho a cada pitada.
As plantas de crescimento lento atingem apenas sete centímetros de altura e rastejam lentamente para formar uma esteira densa e lanosa em um recipiente cheio de sol (e podem até florescer). Tomilho lanoso da água com moderação, quando a superfície do solo está seca ao toque.
7- Planta carnívora
As plantas da armadilha Vênus às vezes são anunciadas como uma planta inovadora para as crianças, mas com um pouco de cuidado , elas dão as pequenas plantas caseiras perfeitas.
As folhas de Dionaea muscipula, com suas bordas ásperas em forma de dentes, são equipadas com pêlos em gatilho que, quando tocados duas vezes, se fecham em insetos presas, como aquelas irritantes moscas-das-frutas das quais você está tentando se livrar.
Essas plantas peculiares têm alguns requisitos de crescimento igualmente peculiares: elas se dão bem em um meio de crescimento de turfa e, sendo sensíveis a minerais, precisam de água destilada. Adicione luz brilhante e temperaturas frescas de inverno para garantir uma vida longa para a sua armadilha voadora de Vênus. Veja tudo sobre plantas carnívoras aqui!
8- Violeta africana
O que é velho é novo novamente. Violetas africanas (Saintpaulia) eram a planta “importante” na época de seus avós, mas elas estão ressurgindo, talvez estimulados por novas variedades divertidas de flores de babados ou folhagem variegada.
Uma coisa que não mudou é o tamanho compacto das violetas africanas e sua natureza de floração livre. Essas plantas gostam de pequenos vasos, que estimulam o florescimento. Mantenha suas violetas africanas úmidas e fechadas em vasos, dê-lhes uma luz brilhante e alimente-as com um fertilizante de flores balanceado para mantê-las em bom estado durante todo o ano.
9- Trevo roxo
O gênero Oxalis contém várias centenas de espécies de trevos, algumas das quais são ervas daninhas e outras altamente ornamentais. Os cultivares bordô ou vermelho , que podem produzir flores amarelas ou brancas, costumam aparecer nas lojas de jardinagem por volta do dia de São Patrício. As plantas crescem 15 centímetros de altura e 20 centímetros de largura em recipientes, que você deve manter no lado seco.
*Via The Spruce