7 ervas e temperos que você pode plantar na sombra

Algumas plantas conseguem se adaptar e sobrevivem mesmo que à sombra!

Por CicloVivo Atualizado em 13 mar 2022, 14h48 - Publicado em 14 mar 2022, 13h00
Montagem com fotos das ervas
Wikimedia Commons/CicloVivo

Ter uma área com sombra e pouca incidência de luz solar é um dos motivos para que muitas pessoas desistam ou adiem a decisão de plantar em alguns locais de suas casas. Entretanto, algumas plantas conseguem se adaptar e sobrevivem à sombra, incluindo as ervas e temperos.

Embora essas plantas fiquem mais bonitas e robustas quando recebem sol pleno, algumas delas são capazes de produzir folhas saborosas mesmo com luz solar limitada. Idealmente, essas plantas deveriam receber pelo menos 2 horas de sol pleno por dia, porém, nós sabemos que alguns locais recebem sol apenas em alguma época específica do ano. Mesmo assim, é possível fazer testes e experimentos ou cultivá-las por um período de tempo.

Existem algumas dicas de manejo que podem fazer as ervas prosperarem por mais tempo à sombra, como:

Você pode cultivá-las diretamente no solo ou em vasos e desfrutar não só da sua belezas e aromas, como de seus sabores.

7 ervas e temperos que você pode plantar na sombra

1. Melissa ou erva-cidreira (Melissa officinalis)

Melissa
Killarnee-Plenuska/CicloVivo

A melissa, também conhecida como erva-cidreira-verdadeira, é uma planta anual fácil de cultivar, mesmo à sombra. Faz um delicioso chá de ervas quando as folhas estão frescas ou secas.

As folhas, caules e pequenas flores amarelas da melissa podem ser usadas para fazer chás, mas as folhas são as mais saborosas. Para um chá mais forte, seque primeiro as folhas.

2. Cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum)

Cebolinha
A.Pich-Kwiecien Nova/CicloVivo

A cebolinha-francesa (também conhecida como cebolinho ou ciboulette) é a erva mais fácil de ser cultivada à sombra já que ela é bastante resistente. A planta é cultivada principalmente por suas folhas, embora as flores também sejam comestíveis. Apesar do nome, ela é de espécie diferente da popular cebolinha, comumente usada na cozinha.

A cebolinha-francesa tem um sabor delicado de cebola e pode ser colhida e usada na cozinha durante a estação de crescimento. Para isso, basta simplesmente cortar as folhas em sua base, novas hastes irão crescer continuamente da coroa da planta durante toda a temporada.

Veja também

3. Salsinha ou cheiro-verde (Petroselinum crispum)

Salsinha
H.Zell/CicloVivo

A salsa, ou salsinha, é uma erva básica em muitos jardins, mas você sabia que também é uma das ervas mais fáceis de se cultivar na sombra? Esta erva possui um sabor fresco e inconfundível.

A salsinha produz apenas folhagem em sua primeira estação de crescimento. A floração ocorre no segundo ano, após o qual a planta dá sementes e depois morre. Além de ser de fácil cultivo, pode-se dizer que é um dos temperos mais utilizados na culinária mundial.

Continua após a publicidade

4. Coentro (Coriandrum sativum)

Coentro
Shahadat Hossain/CicloVivo

O coentro é uma erva de crescimento rápido que pode ser consumido de duas maneiras diferentes: suas folhas frescas são usadas em saladas e em diversas receitas, e suas sementes secas também podem ser consumidas como um tempero.

Por ser uma erva tolerante à sombra, cresce bem no jardim. O truque para cultivar uma safra saudável de coentro é o momento certo. O coentro é uma cultura de estação fria que rapidamente floresce quando o clima esquenta e os dias ficam mais longos.

5. Louro (Laurus nobilis)

Louro
Juan Bel-Agnieszka Nova/CicloVivo

O louro é um grande arbusto com folhas perfumadas, verde-escuras e brilhantes. Em jardins a pleno sol, o crescimento da planta atinge vários metros de altura, porém sua altura ficará menor quando cultivada na sombra. As plantas prosperam em vasos, são bastante tolerantes à seca e requerem pouca manutenção.

As folhas de louro são muito saborosas e bastante usadas no preparo do feijão. Elas geralmente são secas antes do uso.

6. Hortelã (Mentha spp.)

Hortelã
Nasser Halaweh/CicloVivo

A hortelã é uma daquelas ervas que crescem na sombra ou no sol. Existem dezenas de tipos de hortelãs diferentes e alguns se dão muito bem em áreas sombreadas.

As plantas de hortelã são bastante agressivas, se espalhando com caules subterrâneos rapidamente, mesmo na sombra. Por isso, o ideal é plantá-las em vasos sem orifícios para drenagem, para não deixar a raiz escapar. Veja mais sobre a espécie aqui!

7. Limonete ou lúcia-lima (Aloysia citrodora)

Limonete
Plenuska-Dick Culbert/CicloVivo

O limonete, conhecido também como lúcia-lima ou bela-Luísa, é uma erva lenhosa nativa da América do Sul que também resiste quanto cultivada à sombra.

Sua folhagem é altamente perfumada e com sabor de limão. A erva considerada medicinal, possui pequenas flores brancas ou roxas pálidas. As partes utilizadas da lúcia-lima são as suas folhas e flores para fazer chás, infusões e compressas. A erva também pode ser utilizada como tempero na culinária.

Agora não tem desculpa para iniciar a sua horta de temperos e ervas!

Veja mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!

Continua após a publicidade

Publicidade