12 plantas para os cantinhos mais escuros da sua casa

Acha que todas as espécies precisam de sol para prosperar e sobreviver? Errado!

Por Redação Atualizado em 9 mar 2022, 14h10 - Publicado em 8 mar 2022, 19h00
Vasos com mudas de diferentes espécies
Bogdan Kurylo/Getty Images

Há muitas plantas de interior que prosperam com pouca luz e que funcionarão em espaços com mais sombra, que não recebem muita luz natural. Isso significa que cantos escuros ou espaços sem janelas em sua casa ainda podem ser preenchidos com mudas para iluminar o seu lar mesmo em dias nublados.

Como a luz natural e brilhante é um fator essencial para a sobrevivência das vegetações, muitas espécies de interior podem ter dificuldade em florescer, especialmente durante os meses de inverno. Resultado disso: elas começam a parecer flácidas e sem brilho à medida que lutam para se manter.

Como-não-matar-suas-plantas-se-você-for-viajar
Sandra Rojo/Apartment Therapy

A boa notícia é que existem espécies que podem ser felizes nos cantinhos mais sombrios. Na verdade, algumas até preferem condições mais escuras. Sempre há uma solução que prosperará onde outros tipos podem ter dificuldades.

Não conhece nenhuma? Relaxa! A seguir você encontra 12 tipos de plantas adequadas para situações com baixa claridade:

1. Aspargo-samambaia

Aspargo-samambaia

Com sua folhagem verde e rica, esta espécie é fácil de cultivar em ambientes sombreados fechados. Na natureza, a aspargo-samambaia cresce sob as árvores, o que significa que está acostumada à luz sombreada, tornando-se a escolha perfeita para um local com luz indireta.

Mantenha o composto úmido, pois, uma vez estabelecidas, elas precisam de muita água. Mas tenha cuidado com a ausência de luz, que pode fazer com que a muda fique amarela e perca suas agulhas.

2. Filodendro-brasil

Filodendro Brasil

O filodendro-brasil é uma trepadeira com folhas verde-claras em forma de coração, que se adapta perfeitamente a ambientes domésticos e escritórios.

Estas mudas vêm do interior da floresta tropical, onde prosperam em condições úmidas,  muito quentes e em luz filtrada e manchada, na sombra profunda da copa das árvores. Ou seja, elas também são uma das melhores plantas para banheiros.

O tipo ficará feliz em um ambiente com pouca luz, desde que a temperatura esteja em torno de 15–21˚C, e com uma uma limpeza ocasional para manter os poros abertos.

3. Lírio da paz

Lirio da paz

Com suas folhas verdes brilhantes, o lírio da paz é uma das melhores opções de interior com pouca luz. Por também se dar bem com uma atmosfera de sombras claras e alta umidade, são perfeitos para o banheiro.

Por tolerar luzes fluorescentes, é uma boa escolha para o escritório, mas desde que você siga os devidos cuidados. Veja tudo sobre a espécie aqui!

4. Clorofito

Clorofito

Esta é uma das espécies mais fáceis de cultivar dentro de casa e ideais para prateleiras ou suportes suspensos. À medida que o ramo envelhece, ela começará a produzir caules voltados para cima de flores brancas em forma de estrela.

Apesar de preferirem condições mais sombrias, ele também crescerá em luz brilhante, mas isso tende a fazer com que as folhas pareçam pálidas e descoloridas e o brilho total danificará as folhas variadas.

Veja também

5. Aspidistra

Aspidistra

A aspidistra aguenta qualquer ambiente e se sente confortável em ficar à sombra, em temperaturas flutuantes, atmosferas secas e com regas pouco frequentes. Gosta muito de sombra clara e é um ramo muito bom para quartos frios e escuros.

Continua após a publicidade

Outro nome para a aspidistra é “planta de ferro fundido”, porque são impossíveis de matar, e é por isso que também são um dos melhores tipos de interior de baixa manutenção. Elas eram populares nos tempos vitorianos, pois as casas tendiam a ser escuras por dentro e as aspidistras ainda eram capazes de crescer com sucesso.

6. Calathea

Calathea

Esta muda marcante tem lindos tons de verde, lilás, creme e roxo em suas folhas. Com origem das florestas tropicais da América do Sul, elas demandam um espaço sombreado ou com luz indireta e úmido.

A luz solar direta irá desbotar seus padrões distintivos. Regue com frequência, pois o solo precisa estar úmido, e evite colocá-la perto de correntes de ar.

7. Scindapsus pictus

Scindapsus Pictus

Originária da África do Sul, esta belezinha adora pouca luz e é fácil de cultivar. Uma boa escolha se você costuma esquece de regar seus vasos, essa variedade só precisa de água semanal e você também pode deixar o solo secar.

8. Zamioculcas

Zamioculcas

Recentemente popular, o gênero está tendo um momento. A abreviatura ZZ significa Zamioculcas zamiifolia, uma vegetação que aceita muito a falta de luz. Na verdade, também ajuda a iluminar os ambientes, pois suas folhas têm qualidades refletivas.

É tão resistente que não precisa de muita água ou luz para sobreviver. Na verdade, diríamos que é praticamente impossível matá-la e é perfeita para iniciantes.

9. Palmeira Kentia

Palmeira Kentia

Na era vitoriana, a palmeira Kentia era conhecida como a palmeira da sala de estar porque a maioria destes cômodos tinha uma. Esta espécie tropical ainda é tão popular como era há quase 150 anos. Seus longos caules e folhagem verde e exuberante tem origem das florestas tropicais do sul do México.

Podem crescer com pouca luz indireta, mas se saem melhor com um pouco mais de claridade. Podem ser cultivados em pleno sol, mas você terá que regá-los com muito mais regularidade.

10. Espada-de-são-jorge 

Espada-de-são-jorge

A forma impressionante das espadas-de-são-jorge se torna uma afirmação em uma sala. Elas são especialistas em purificar o ar e, o melhor de tudo, podem tolerar condições de pouca luz. O acesso à luz indireta brilhante é melhor, mas também pode tolerar pontos mais sombreados. Veja como cultivar aqui!

11. Phlebodium aureum

Phlebodium Aureum

Esta samambaia tenra e perene possui uma folhagem azul-esverdeada impressionante. Apresentando um crescimento exuberante, você pode até movê-la ao ar livre no verão.

Plante a vegetação a em um local claro, longe de qualquer luz solar direta, em solo úmido e bem drenado. Mantenha um frasco de spray à mão para que você possa borrifá-la regularmente para aumentar a umidade ou, alternativamente, tente posicioná-la em um banheiro brilhante e cheio de vapor.

12. Hera inglesa

Hera inglesa

A hera inglesa demanda pouca luz, tem belas folhas variegadas e terá um visual impressionante se você deixá-la trilhar seu caminho. Também é uma superestrela purificadora de ar e pode viver em ambientes fechados ou ao ar livre. Fica igualmente linda em uma prateleira ou em um vaso pendurado, mas cuidado, ela pode crescer muito rapidamente.

A poda regular ajudará a mantê-lo em ótimas condições.

*Via GardeningEtc

Continua após a publicidade

Publicidade