Casa Created with Sketch.

Passo a passo para fazer um terrário DIY fácil e 43 inspirações

A configuração é uma alternativa para quem quer um cantinho verde em casa

 (Adrienne Legault/the spruce)

Existem alguns motivos comuns para não ter um jardim em casa: falta de tempo, espaço e prática. E, por isso, os terrários são soluções ideais, quem não quer áreas verdes em miniatura? Além da fácil manutenção, são bonitos e você pode colocar em qualquer lugar.

Como fazer um terrário DIY simples

 

Materiais

 

 (Adrienne Legault/the spruce)

Primeiro, você vai querer determinar qual será o recipiente, o ideal é que seja de vidro transparente e tenha uma abertura grande para você conseguir inserir as mãos dentro. Um pote com tampa também é uma opção, apesar de ser mais difícil de manusear.

Para um terrário com suculentas

Para esta configuração você irá precisar de:

  • pedras
  • areia
  • plantas suculentas.

Para os de solo

A lista é um pouco mais longa para esses. Será necessário:

  • pedras
  • carvão ativado
  • substrato de planta em vaso
  • musgo 
  • muda pequena que se dê bem com ambientes internos.

    Base

     

     (Adrienne Legault/the spruce)

    As pedras são o primeiro componente de ambos os terrários. Elas vão filtrar a água pelo fundo e evitar que o solo e a areia se tornem muito saturados. Além disso, eles adicionam um toque de cor.

    • Para o terrário de suculentas: simplesmente despeje a areia para cobrir o topo das rochas, enchendo o recipiente cerca de um terço.
    • Para o terrário de solo, despeje 2,5 cm do carvão ativado, assente-o para uma base resistente e, em seguida, coloque uma camada de terra em cima, enchendo cerca de um terço de seu pote.

      Plantas

       

       (Adrienne Legault/the spruce)

      Com muito cuidado, remova as plantas de seus vasos originais. No caso das suculentas, basta abrir espaço para elas na areia e cobrir a base das mudas com mais areia. A suculenta clorofito é especialmente boa para este tipo de cultivo.

      No substrato, simplesmente corte um ramo de sua planta e posicione-a, pressionando a base da planta no solo para garantir que suas raízes fiquem totalmente submersas.

      Veja também

      Cuidados

       

       (Adrienne Legault/the spruce)

      Para manter o equilíbrio da umidade, corte pedaços do musgo e pressione-os firmemente na base das mudas em seu terrário de solo.

      A manutenção é bastante fácil e ambos os terrários devem se sair bem em ambientes internos com luz indireta. Porém, o tipo de luz e quantidade de rega depende da espécie que você está cultivando, por tanto, faça uma pesquisa para saber de suas demandas.

      Inspirações

      Veja algumas inspirações para seu terrário na galeria abaixo!

      *Via TreeHugger e The Spruce

      Comentários

      Olá,

      * A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.