Casa Created with Sketch.

Porto Design Biennale 2019 avalia a criatividade na era pós-milenar

O evento analisa o design através de uma perspectiva histórica e de sua eficácia social com novas dimensões econômicas, tecnológicas, políticas e ambientais

The Cloud, por Universal Kimono (2018).

The Cloud, por Universal Kimono (2018). (Divulgação/Casa.com.br)

A Porto Design Biennale 2019 vem para enfrentar as emergências de um mundo em rápida mudança e englobar, reconhecer e desafiar a tensão pós-milênio.

O evento busca analisar a atual configuração disciplinar do design a partir de dois pilares: considera, por um lado, a perspetiva histórica e as relações de tensão, afastamento e proximidade entre o design contemporâneo e o modelo do projeto moderno que vigorou até os anos 2000.

Por outro lado, identifica e avalia as formas das produções das duas primeiras décadas deste milênio, bem como a reflexão sobre a eficácia social do design e as novas ligações que sucedem com a dimensão econômica, tecnológica, política, cultural e ambiental. 

“Studies”, por Riccardo Dalisi.

“Studies”, por Riccardo Dalisi. (Divulgação/Casa.com.br)

Um destaque da bienal é a exposição Millennials – New Millennium Design, que analisa a situação atual do campo criativo.

Com um pano de fundo de várias transformações no design, a mostra desenha um mapa do design de comunicação em três pontos de vista: intenções (motivações, temas e valores), processos (método, autoria) e as formas pelas quais os produtos ganham vida.

Livro da exposição sobre o design português.

Livro da exposição sobre o design português. (Divulgação/Casa.com.br)

Outro destaque é o próprio foco do evento. Neste ano, a bienal tem a Itália como país convidado e vai salientar sua história em design e as mudanças socioculturais que estão em pauta no país atualmente.

O Territorio Italia interconecta design, cultura e território por meio de três exposições e uma conferência: Frontiere – expressões de design contemporâneo, Riccardo Dalsi – a perfeita imperfeição, Abitare Italia – ícones de exposições de design italianas, e a conferência homônima com os principais criativos e especialistas italianos.

Juntas, as programações ilustram a importância e a conexão inseparável entre o país e o futuro do design.

K alma – Falegnameria Sociale.

K alma – Falegnameria Sociale. (Divulgação/Casa.com.br)

Unindo ainda institutos de design portugueses e seus artistas, projetos de escolas apresentam a visão de cada estabelecimento sobre o futuro da disciplina.

Através de uma exposição chamada ‘Y, design portugal‘, é criado um espaço experimental para reflexão e inovação em design social, tecnológico e cultural.

A ideia aborda esta reflexão em duas frentes: primeiro, criando novas oportunidades de design e propondo novas soluções para problemas antigos; e, depois, gerando novos problemas através da criação de novas áreas para o design.

Pôster artesanal usado em manifestações públicas de protesto.

Pôster artesanal usado em manifestações públicas de protesto. (Divulgação/Casa.com.br)

Ainda como parte da Porto Design Biennale 2019, haverá uma série de eventos-satélite em toda a cidade, desde oficinas a pequenas exposições.

Com recursos variados, o programa ajuda a criar uma rede de criatividade em torno do tema da tensão pós-milênio, que inclui a curadoria de iniciativas institucionais e independentes, a fim de promover um maior diálogo no cenário local e internacional do design.

Para mais informações sobre a bienal, clique aqui e faça o download de toda a programação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s