Casa Created with Sketch.

12 eventos para você não perder no London Design Festival 2019

Com mais de 400 atividades espalhadas pelos 11 distritos de design de Londres, o festival conta com alguns eventos imperdíveis. Confira!

 (Tommy Frost/Divulgação)

O mundo do design não para mesmo: entre os dias 14 e 22 de setembro, a capital da Inglaterra recebe o London Design Festival 2019, uma semana de atividades que incluem eventosexposições e instalações.

Espalhados pelos 11 distritos londrinos de design, de Kensington ao Shoreditch Design Triangle, os mais de 400 eventos promovem criatividade da cidade e atraem os melhores pensadores, profissionais, varejistas e educadores do país para uma celebração imperdível do design.

Se você pretende estar na Inglaterra durante o período, então se liga! Separamos 12 eventos para você não perder durante o festival. Confira:

Crossovers

 (Divulgação/Casa.com.br)

Abrangendo 11 coleções de 11 curadores e 11 países, a exposição Crossovers da galeria digital Adorno é uma celebração da cultura de design e artesanato hiper-locais. Ela apresenta peças colecionáveis de designers independentes da Dinamarca – país natal de Adorno – ao lado de uma sequência de países tão diversos quanto MéxicoTurquia e Islândia.

Entre as peças apresentadas como parte da London Design Fair entre 19 e 22 de setembro, haverá castiçais fálicos com pelos pubianos fluorescentes da designer sueca Åsa Jungnelius e uma escultura de pipoca presa em porcelana pela ceramista Veera Kulju.

Endereço: Old Truman Brewery, Floor 3 H14, 91 Brick Lane, E1 6QR

Bamboo Ring

 (Divulgação/Casa.com.br)

Durante o festival, o jardim do V&A será ocupado por uma instalação cortesia do arquiteto japonês Kengo Kuma.

A peça foi encomendada especialmente para a ocasião e assume a forma de um ninho circular feito de várias hélices de bambu entrelaçadas, empoleiradas no topo da fonte central.

Kuma, que projetou o V&A Dundee, conceituou o Bamboo Ring como uma ode ao material de construção tradicional japonês – tanto a sua flexibilidade quanto a sua força. A estrutura é reforçada por fibra de carbono para criar rigidez, ao mesmo tempo em que mantém uma sensação de leveza.

Endereço: Victoria and Albert Museum, Cromwell Rd, SW7 2RL

Raw

 (Divulgação/Casa.com.br)

Considerate design é o que norteia esta exposição de curadoria da loja de design Mint. Com trabalhos de mais de 60 designers e artesãos e o objetivo de minimizar nosso impacto no meio ambiente, a Raw estará em exibição até o dia 30 de setembro.

Os destaques incluem uma coleção de móveis do designer londrino Jesper Eriksson feita de carvão – apresentando o material como algo a ser guardado e valorizado em vez de queimado – e Ven.To, uma mesa criada a partir de uma árvore caída por um raio.

Endereço: Mint Gallery, 2 North Terrace, SW3 2BA

Please Be Seated

 (Divulgação/Casa.com.br)

O designer Paul Cocksedge, por sua vez, transformou as pranchas de andaimes recuperadas em uma instalação pública em larga escala para um dos principais projetos do festival.

Formada por três círculos concêntricos que fluem para cima e para baixo como ondas, a peça convida pedestres na Finsbury Avenue Square a passar por baixo de suas curvas ou permanecer neles.

Se você deseja acompanhar os bastidores da produção da Please Be Seated, vá para o The Space 3FA, um espaço para eventos na praça que também apresentará uma seleção de outras obras do designer britânico.

Endereço: Finsbury Avenue Square, EC2M 2PP

I-Made

 (Divulgação/Casa.com.br)

Italian Manufacture, Art and Design Exhibition (I-Made) contará com peças de marcas seminais que incluem Alias, Moroso e Porro, exibidas como obras de arte na galeria Saatchi.

A exposição, com curadoria de Giulio Cappellini, será aberta ao público entre os dias 20 e 22 de setembro, juntamente com uma série de palestras e workshops comemorando o artesanato italiano.

Uma exibição-satélite menor denominada Take a Seat, no mesmo local, contará com peças que “mudaram a história do design dos assentos”.

Endereço: Saatchi Gallery, King’s Rd, SW3 4RY

Brompton Biopia

 (Divulgação/Casa.com.br)

Uma série de casas para pequenas criaturas será exibida no Brompton como exemplos de design centrado em animais, destinado a ajudar a fauna local do distrito a prosperar.

Nos Thurloe Square Gardens, a designer experimental Marlène Huissoud exibirá abrigos de insetos feitos de materiais naturais e biodegradáveis. Na Exhibition Road em South Kensington, o Material Architecture Lab exibirá ecossistemas em miniatura inteiros que pendem das varandas e foram criadas usando moldes impressos em 3D.

Enquanto isso, em um projeto do Interaction Research Studio do Goldsmith College, exibido nos jardins da Alexander Square, os visitantes poderão acompanhar o dia a dia de animais urbanos por meio de câmeras com sensor de movimento, em uma tentativa de criar mais empatia com a vida selvagem local.

Endereço: vários locais através do Brompton Design District.

Walala Lounge

 (Divulgação/Casa.com.br)

A artista Camille Walala transformará a South Molton Street em Mayfair em uma sala pública, com uma série de 11 bancos esculturais em sua paleta de cores vivas e divertidas e padrões geométricos.

Acompanhada por jardineiros e estamenha superdimensionada, a intervenção urbana visa solucionar a falta de cor, enquanto coloca um sorriso nos rostos dos transeuntes.

Na segunda-feira, 16 de setembro, às 17h15, a instalação sediará uma conversa entre Tom Ravenscroft, Walala e o Dezeen sobre projetos passados e presentes, desde seu primeiro hotel – inaugurado nas Maurícias em janeiro – até o castelo inflável criado para o LDF 2017.

Endereço: South Molton Street, W1K 5QE

A Second Life

 (Divulgação/Casa.com.br)

Todas as peças encomendadas para este projeto pela consultoria de design Matter of Stuff foram criadas a partir de um único material – cavilhas de madeira da mostra LDF de 2018 reutilizadas pela empresa.

Nas mãos de colaboradores multidisciplinares, as hastes ganham nova vida e são transformadas em tudo, desde um banco a paredes e luzes improvisadas – um testamento às infinitas possibilidades de reutilização.

A exposição estará em exibição até 7 de novembro, com todas as peças à venda e os recursos destinados a instituições de caridade que protegem a Floresta Amazônica.

Endereço: Sketch, 9 Conduit Street, W1S2XG

The Penthouse

 (Divulgação/Casa.com.br)

No início deste ano, a estilista Roksanda Ilincic revelou uma cobertura de três andares projetada por ela, situada em um dos três prédios de luxo nos Gasholders do século XIX em King’s Cross.

Os visitantes da London Design Fair poderão ver o apartamento e obter acesso sem precedentes através de uma série de visitas guiadas, fazendo um balanço da rica coleção de móveis, arte e cerâmica em exposição de artistas como Lina Bo Bardi, Charlotte Perriand e uma vasta gama de outras artistas mulheres.

Os ingressos precisam ser reservados com antecedência, com excursões saindo diariamente das 10h, 12h e 15h no balcão do Gasholders Concierge.

Endereço: 1 Lewis Cubitt Walk, N1C 4BX

Food Production: Consumption, Urban Farming, Waste & Design

 (Divulgação/Casa.com.br)

Como parte do Global Design Forum, uma palestra no V&A explorará como os designers podem moldar o futuro dos alimentos e abordará alguns dos grandes problemas que a indústria enfrenta em torno de emissões de carbono, superprodução e futura escassez.

Os palestrantes, que oferecerão uma série de perspectivas sobre o tema, incluem Jackson Boxer (chef-patrono da Brunswick House), Carolien Niebling (pesquisadora de alimentos e criadora da Future Sausage) e Fernando LaPosse, o designer mexicano por trás de um verniz renovável feito de palha de milho.

A palestra será realizada a partir das 14h no dia 14 de setembro. Os ingressos custam £12 e precisam ser reservados com antecedência.

Endereço: Victoria and Albert Museum, Cromwell Rd, SW7 2RL

Touchy Smelly Feely Noisy Tasty

 (Divulgação/Casa.com.br)

Tom Dixon, vencedor da London Design Medal deste ano, levará os visitantes a uma jornada pelos sentidos em uma série de palestras e workshops em seu complexo Coal Office.

As experiências oferecidas vão desde tecelagem de cadeiras ao vivo, demonstrada pela Rush Matters, até degustação de bebidas alcoólicas com destilarias dinamarquesas Empirical Spirits, além de uma conversa entre Dixon e o pesquisador de cheiros Sissel Tolaas sobre como o perfume influencia nossa experiência em design.

Quem comparecer a todos os sentidos será premiado com uma sacola de edição limitada de Tom Dixon no final.

Endereço: The Coal Office, 1 Bagley Walk, N1C 4PQ

Biodesign Here Now

 (Divulgação/Casa.com.br)

Um elenco de mais de 30 designers e startups internacionais dará aos visitantes um gostinho do potencial futuro do biodesign nesta segunda exposição anual.

De um bar feito inteiramente de micélio fúngico à alta costura de Piero D’Angelo, os projetos expostos advogam a integração da biologia no design de produtos por uma questão de sustentabilidade e acessibilidade.

A exposição será exibida no Open Cell entre 20 e 21 de setembro, com vários simpósios realizados sobre tópicos como a simbiose homem-máquina e uso de biomateriais.

Endereço: Open Cell, Old Laundry Yard, Shepherds Bush Market, W12 8EZ

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s