Nike cria sapatos que se calçam sozinhos
Além de praticidade, o design promete mais acessibilidade ao calçar os tênis
Os tênis Nike GO FlyEase podem ser colocados e tirados sem usar as mãos, substituindo os “antiquados” sapatos com cadarço. Mais recente lançamento da linha FlyEase, o Nike GO FlyEase é composto por duas seções conectadas por uma articulação que permite aos usuários colocá-los e tirá-los sem se preocupar com laços ou outro tipo de fecho.
“Sapatos por muito tempo foram um pouco antiquados na maneira como desamarramos e amarramos os cadarços, esta é uma maneira mais moderna e elegante e fácil de colocar e tirar tênis – você nem precisa pensar”, explicou a líder de design da Nike e triatleta paraolímpica estadunidense, Sarah Reinersten.
“Não há cadarços e não há necessidade de usar as mãos quando não há cadarços”, disse ela a Dezeen. “Portanto, não há laços ou ajustes necessários. Tem um formato novo e bonito, e é muito fácil de calçar.”
O pulo do gato
A Nike construiu o calçado em torno de uma dobradiça bi-estável dentro da sola, que está com patente pendente.
Combinado com um grande elástico – chamado pela Nike de de tensionador de entressola – esta articulação permite que o calçado fique seguro tanto aberto para o pé entrar quanto fechado para quando os tênis estão em uso.
“A dobradiça bi-estável significa que ela se mantém estável quando está aberta ou em uso”, disse Reinersten.
Veja também
- Dot Watch é um smartwatch que funciona em braille
- Chuteira “Nikeames” é inspirada na icônica poltrona de Charles e Ray Eames
“Então, quando ele está no chão, é superestável, mas quando você coloca o pé na posição definida e desce, ele vai travar, não vai soltar de volta. Portanto, é estável quando é fechado e, em seguida, é estável quando está aberto “, enfatizou ela.
Complicado de projetar, fácil de usar
Embora sejam mecanicamente complicados, os trainers são projetados para serem intuitivos ao colocar e tirar, sendo semelhante à maneira como muitas pessoas já calçam soltam sapatos. O suporte do calcanhar foi acentuado para guiar os usuários.
“Projetamos isso com base no comportamento humano”, disse Reinersten. “Portanto, sentimos que é uma maneira intuitiva a como seu pé entra no sapato – você pode calçar e ir embora.”
O tênis universal
O calçado foi projetado para ser usado no dia a dia, mas também acredita-se que ele possa ser usado por muitas pessoas que têm dificuldade de calçar sapatos. “Este é um dos calçados mais universais de todos os tempos”, disse Reinersten. “É uma solução para muitas pessoas. Serve para todos”.
“De mulheres que estão passando por uma gravidez a talvez uma atleta que não tem mãos, a uma mãe ocupada e, não sei, até mesmo um marido preguiçoso que quer passear com o cachorro”, sugere a designer.
A linha FlyEase foi lançada há cinco anos e inclui o Nike Air Zoom Pegasus 35 FlyEase, lançado em 2019. Embora as edições anteriores ainda precisassem das mãos para abrir.
“Há muito tempo usamos cadarços”, disse Reinersten. “E embora estejamos reinventando fechos alternativos em nossos tênis, e fazemos isso há mais de cinco anos com a coleção FlyEase, sabíamos que podíamos fazer ainda melhor”, ela continuou.
“Entendíamos que havia uma maneira melhor de calçar e tirar os sapatos e sabíamos que éramos a empresa que tornaria isso uma realidade.” A Nike também criou um par de tênis de basquete sem laço que apertam com o toque de um botão ou pelo smartphone.
*Via Dezeen