Casa Created with Sketch.

Nike cria sapatos que se calçam sozinhos

Além de praticidade, o design promete mais acessibilidade ao calçar os tênis

 (Reprodução/dezeen)

Os tênis Nike GO FlyEase podem ser colocados e tirados sem usar as mãos, substituindo os “antiquados” sapatos com cadarço. Mais recente lançamento da linha FlyEase, o Nike GO FlyEase é composto por duas seções conectadas por uma articulação que permite aos usuários colocá-los e tirá-los sem se preocupar com laços ou outro tipo de fecho.

 (Reprodução/dezeen)

“Sapatos por muito tempo foram um pouco antiquados na maneira como desamarramos e amarramos os cadarços, esta é uma maneira mais moderna e elegante e fácil de colocar e tirar tênis – você nem precisa pensar”, explicou a líder de design da Nike e triatleta paraolímpica estadunidense, Sarah Reinersten.

 (Reprodução/dezeen)

“Não há cadarços e não há necessidade de usar as mãos quando não há cadarços”, disse ela a Dezeen. “Portanto, não há laços ou ajustes necessários. Tem um formato novo e bonito, e é muito fácil de calçar.”

O pulo do gato

 

 (Reprodução/dezeen)

A Nike construiu o calçado em torno de uma dobradiça bi-estável dentro da sola, que está com patente pendente.

Combinado com um grande elástico – chamado pela Nike de de tensionador de entressola – esta articulação permite que o calçado fique seguro tanto aberto para o pé entrar quanto fechado para quando os tênis estão em uso.

 (Reprodução/dezeen)

“A dobradiça bi-estável significa que ela se mantém estável quando está aberta ou em uso”, disse Reinersten.

Veja também

“Então, quando ele está no chão, é superestável, mas quando você coloca o pé na posição definida e desce, ele vai travar, não vai soltar de volta. Portanto, é estável quando é fechado e, em seguida, é estável quando está aberto “, enfatizou ela.

Complicado de projetar, fácil de usar

 

 (Reprodução/dezeen)

Embora sejam mecanicamente complicados, os trainers são projetados para serem intuitivos ao colocar e tirar, sendo semelhante à maneira como muitas pessoas já calçam soltam sapatos. O suporte do calcanhar foi acentuado para guiar os usuários.

 (Reprodução/dezeen)

“Projetamos isso com base no comportamento humano”, disse Reinersten. “Portanto, sentimos que é uma maneira intuitiva a como seu pé entra no sapato – você pode calçar e ir embora.”

O tênis universal

 

 (Reprodução/dezeen)

O calçado foi projetado para ser usado no dia a dia, mas também acredita-se que ele possa ser usado por muitas pessoas que têm dificuldade de calçar sapatos. “Este é um dos calçados mais universais de todos os tempos”, disse Reinersten. “É uma solução para muitas pessoas. Serve para todos”.

 (Reprodução/dezeen)

“De mulheres que estão passando por uma gravidez a talvez uma atleta que não tem mãos, a uma mãe ocupada e, não sei, até mesmo um marido preguiçoso que quer passear com o cachorro”, sugere a designer.

A linha FlyEase foi lançada há cinco anos e inclui o Nike Air Zoom Pegasus 35 FlyEase, lançado em 2019. Embora as edições anteriores ainda precisassem das mãos para abrir.

 (Reprodução/dezeen)

“Há muito tempo usamos cadarços”, disse Reinersten. “E embora estejamos reinventando fechos alternativos em nossos tênis, e fazemos isso há mais de cinco anos com a coleção FlyEase, sabíamos que podíamos fazer ainda melhor”, ela continuou.

 (Reprodução/dezeen)

“Entendíamos que havia uma maneira melhor de calçar e tirar os sapatos e sabíamos que éramos a empresa que tornaria isso uma realidade.” A Nike também criou um par de tênis de basquete sem laço que apertam com o toque de um botão ou pelo smartphone.

*Via Dezeen

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.