Dot Watch é um smartwatch que funciona em braille

O relógio de pulso foi desenvolvido pela empresa Dotincorporation para deficientes visuais

Por Redação Atualizado em 15 fev 2021, 16h11 - Publicado em 16 fev 2021, 06h00
Dot watch sobre mesa de madeira e cadeno braille. No canto superior esquerdo, um lápis preto e uma régua
Reprodução Designboom/Casa.com.br

O Dot Watch (“relógio de pontos”, em inglês) é um smartwatch que prova que o design pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, facilitando o cotidiano com objetos inteligentes e inclusivos. Desenvolvido pela empresa sul-coreana, Dotincorporation, o relógio possui um display braile composto de 24 pequenos pinos, os quais ajudam os usuários com deficiência visual a ver as horas, receber textos e notificações sem precisar do som.

Dot Watch com a pulseira aberta em uma das extremidades em fundo cinza. No canto inferior esquerdo, manual do relógio em braille
Reprodução Designboom/Casa.com.br

A peça funciona da seguinte forma: embaixo do visor estão 4 células de sensores que se conectam ao smartphone do usuário via bluetooth. Dessa forma, o dispositivo pode avisar quando chega uma mensagem ou uma chamada, além de identificar de quem são. Os conteúdos de texto são instantaneamente traduzidos para o braile e encaminhados ao relógio.

Detalhe do mostrador do Dot watch. Com manual em braille na mesa
Reprodução Designboom/Casa.com.br

Outros recursos práticos, como despertador e cronômetro, também foram incluídos. Caso o usuário não saiba ler braille o Dot Watch pode ajudá-lo a aprender. O mostrador pode ser alterado do “modo braile” para “modo tátil”.

Esteticamente, o Dot Watch é elegante e minimalista, com formas puras. A pulseira é feita de metal prateado.

Continua após a publicidade

Publicidade