Continua após publicidade

Designer polonesa cria uma embalagem biodegradável e comestível

A designer Roza Janusz criou uma espécie de plástico de kombucha, que pode servir para diversos usos

Por CicloVivo
Atualizado em 13 mar 2020, 12h00 - Publicado em 13 mar 2020, 12h00
(Reprodução/CicloVivo)

Uma embalagem biodegradável e também comestível é a aposta da designer polonesa Roza Janusz para substituir os atuais invólucros de alimentos. O mais interessante é que o novo produto foi desenvolvido a partir de um subproduto da kombucha.

Kombucha

(Reprodução/CicloVivo)

Kombucha é uma bebida feita a partir da fermentação de chá (Camellia sinensis) com uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras – chamada de “Scoby”. Considerada um probiótico natural, ela é bastante difundida por, entre outras razões, fortalecer o sistema imunológico.

Continua após a publicidade

Inspiração

(Reprodução/CicloVivo)

Foi fazendo a kombucha em casa que a designer teve a ideia de usar o Scoby para desenvolver seu invólucro compostável. Rosa acrescentou resíduos agrícolas na composição e esperou a fermentação, em temperatura ambiente, por um período de duas semanas. Após esse tempo, as membranas cresceram e foram colocadas em moldes, de forma que a embalagem, batizada de Scoby Packaging, pode ser personalizada para a comida que será acondicionada.

O produto serve para alimentos secos e semi-secos e promete protegê-los por, pelo menos, seis meses. Roza Janusz garante que ele não quebra facilmente, é maleável, antibacteriano e atua como uma barreira ao oxigênio, ou seja, mantendo os alimentos conservados por mais tempo.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Então clique aqui e veja a matéria completa do CicloVivo!

Publicidade