Continua após publicidade

Coleção FAMILIÄR é resultado da parceria de Jürgen Mayer H. e VERMEIL

Jürgen Mayer H., designer e Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN, falam sobre a Coleção FAMILIÄ

Por Kym Souza
21 jan 2021, 06h00
(Divulgação/Casa.com.br)

O BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte é um dos eventos mais esperados do Design Weekend, a Semana de Design de São Paulo, considerado o maior festival de design urbano da América Latina. Em 2020, em função da COVID-19, a mostra se desdobrou e criou um seminário que aconteceu de forma digital em novembro.

Em sua 13ª edição, o evento trouxe nomes relevantes à mostra, mas o grande destaque foi Jürgen Mayer H., escolhido como Designer do Ano. Jürgen é um dos sócios do escritório de arquitetura J.MAYER.H und Partner, em Berlim e conta com equipe multidisciplinar atuando com arquitetura, design de comunicação e novas tecnologias. Para Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN, Jurgen Mayer reúne as características de alguns dos melhores modernistas brasileiros como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e Ruy Ohtake com um olhar europeu.

(Divulgação/Casa.com.br)

“Sempre construímos parcerias para que o designer faça algo que fique para os participantes do evento, imprensa e patrocinadores do projeto” Explica Beto. Como parte das comemorações do BOOMSPDESIGN 2020, o convite foi feito para o arquiteto e a VERMEIL, que desenvolveram uma linha de móveis de encaixes, utilizando processos criativos, unindo a beleza única das madeiras brasileiras, sofisticação de sistemas construtivos e acabamentos, que os artesãos decanos da empresa conseguem imprimir aos produtos. O desenho de Jürgen desafia a tradição da VERMEIL nos critérios de encaixe e precisão do seu mobiliário autoral. “Foi preciso ‘pensar fora da caixa’ para traduzir as linhas do designer na cenografia planejada com exclusividade para o DW! 2020”, diz Eduardo Estelles, diretor da marca.

Continua após a publicidade

A coleção FAMILIÄR apresenta uma seleção fluida de 16 bancos divididos em quatro séries: JOSEH MARIAH – MARIA JOSEH, 1, 2, 3 e 4; A mesa de apoio HELENAH, a cadeira ALEH e as estantes EDUH completam a coleção viva. “Eles (os bancos) mudam em escala e função, e alguns confundem a linha entre assento, armazenamento, mesa e banco.” Conta Jürgen. “Como em qualquer grupo de indivíduos, existe intimidade, conversa, conflito, apoio e amor entre todos os membros. Os designs orgânicos se entrelaçam e refletem uma união solta e informal, livre para combinar e flexível no uso.”

(Divulgação/Casa.com.br)

As peças têm estrutura de compensado naval e são laminadas com madeiras brasileiras de imbuia, freijó e jequitibá, e acabamento laca. A origem é crucial para o designer: “Fortalecer o contexto regional e a produção sustentável é um aspecto fundamental do design com madeira e folheado. E envelhece muito bem.” E isso também influenciou no convite ao profissional, “Quando percebo que um profissional está conectado com questões em seu país e mundo, que podem impactar positivamente em nossa comunidade, eu faço o convite.” Explica Beto Cocenza, que conta com a ajuda de Albrecht Bangert, editor de livros e curador de exposições junto à Pinacoteca de Munique e outros espaços. “Sempre estou a par de seus processos criativos e também os conheço de alguma forma.”

Para Jürgen, a parceria aparece como uma valorização de um trabalho de longa data. “O Brasil, e São Paulo em particular, é uma cidade que sempre admirei. A topografia do tecido urbano, a energia das pessoas e sua cultura e a hospitalidade dos amigos tornam cada uma das minhas visitas um tratamento especial. Portanto, achamos mais do que excitante e emocionante projetar esta coleção de móveis em conjunto com Vermeil e BOOMSPDESIGN por ocasião do nosso prêmio como Designer do Ano 2020. Foi uma colaboração muito inspiradora, animada e exploradora, que se mostra no caráter da Coleção FAMILIÄR.”

Continua após a publicidade
(Divulgação/Casa.com.br)

Sucesso total, a maior parte dos protótipos mostrados no evento, durante a DW, foram comprados por um colecionador. Beto vê nisso uma oportunidade de continuar o fomento de novas parcerias, como já vem acontecendo. “Estamos atentos a novos conceitos criativos e a cada dia mais empresas nos contratam, para desenvolvermos consultorias e curadorias para aproximar seus clientes e marcas, da arquitetura, design e arte nacionais e internacionais.”

Publicidade