Casa Created with Sketch.

Dicas para comprar móveis online

Confira o que você deve prestar atenção antes de renovar a mobília de casa com as promoções da internet

 (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Está em dúvida se vale a pena comprar móveis para casa pela internet? Os preços dos e-commerces, em geral, são muito atrativos em relação às lojas físicas, mas é preciso atentar-se a alguns detalhes antes de fechar a sua compra. Afinal, por não poder visualizar o produto pessoalmente, é fundamental checar todas as especificações dos anúncios para garantir que o móvel é o adequado para o espaço que você tem.

Abaixo, te damos seis dicas para comprar móveis online:

Especificações técnicas

As medidas de largura, altura e profundidade, é claro, são as principais informações que você deve conferir. Veja também o material, e, por fim, a cor descrita pelo fabricante, pois ela pode variar de acordo com o monitor do seu celular ou computador. No caso de sofás, poltronas e colchões, confira também a densidade da espuma e o peso suportado.

No caso dos sofás e colchões, lembre-se de conferir a densidade da espuma e o peso suportado

No caso dos sofás e colchões, lembre-se de conferir a densidade da espuma e o peso suportado (divulgação/Casa.com.br)

 

Preço do frete

Assim como o valor do móvel pode variar entre as lojas, o mesmo acontece com o frete. Compare o valor final entre os comércios eletrônicos já considerando o valor do frete. Por causa da pandemia de coronavírus, a fabricação e envio dos produtos em geral está mais demorada, então vale também conferir a data prevista de entrega

 

Entrega e montagem

Alguns móveis são fáceis de serem montados sem o auxílio de um profissional, enquanto outros necessitam de conhecimento técnico e ferramentas especializadas. Confira se o site em que você irá comprar oferece o serviço de montagem e qual o valor e logística do mesmo – se é preciso agendar e qual a disponibilidade, por exemplo. Caso não haja esta opção na loja, faça o orçamento da montagem com um profissional externo, se for o caso.

Com o código de rastreio do produto, confira também a data de entrega prevista e programe-se para recebê-lo – principalmente se você mora em um condomínio com regras para recebimento e transporte de grandes itens.

O prazo de fabricação e entrega de móveis vendidos em lojas virtuais está mais demorado que o normal por causa da pandemia

O prazo de fabricação e entrega de móveis vendidos em lojas virtuais está mais demorado que o normal por causa da pandemia (Reprodução/Casa.com.br)

Como saber se uma loja online é segura?

Antes de fechar a compra, confira a reputação da loja no site do Procon, Reclame Aqui ou Ebit. No caso dos móveis, vale a pena ler avaliações de outros compradores para analisar as diversas opiniões de quem já recebeu o produto.

 

Milhas e dinheiro de volta

Os grandes e-commerces costumam ter boas parcerias com programas de milhagens e produtos com cashback (dinheiro de volta). Estas opções podem tornar a compra ainda mais em conta, inclusive aproveitando para gastar milhas acumuladas. 

 

Não gostei do móvel que comprei. E agora?

Se após a chegada do móvel você não gostar do material dele ou as medidas não forem as corretas para o ambiente da sua casa, ainda é possível resolver a situação. O Código de Defesa do Consumidor afirma que o cliente pode desistir da compra online em um prazo de até 7 dias após o recebimento. Confira as condições da loja e solicite a troca ou reembolso. 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.