Arquitetura canina: arquitetos britânicos constroem casinha de pet de luxo
Modelo foi produzido pelo escritório Foster + Partners para a competição canina Goodwoof's Barkitecture
O escritório de arquitetura britânico Foster + Partners projetou um canil de madeira geodésico com interior acolchoado para o evento de cães Goodwoof’s Barkitecture Competition, que ocorreu no condado West Sussex, na Inglaterra.
O canil, intitulado Dome-Home, foi projetado pela Foster + Partners e construído à mão pela fabricante de móveis inglesa Benchmark.
O objeto chama atenção pelo seu exterior geodésico (com diversos mosaicos) em madeira de cerejeira. A geometria de mosaico abrange todo o canil com uma entrada retangular na frente.
O interior tem um forro de tecido acolchoado removível que ecoa a geometria de tesselação (onde diversos formas no mesmo padrão que se encaixam perfeitamente) do exterior da madeira de cerejeira.
O Dome-Home foi projetado pela Foster + Partners para a competição Barkitecture em Goodwoof – uma exposição de dois dias e, simultaneamente, evento canino, onde arquitetos competem para receber o prêmio Single Kennel Design Award, que exige abrigos caninos contemporâneos e inovadores.
“O Dome-Home apresenta uma estrutura de concha geodésica – é como uma arquitetura em miniatura.”Os participantes deveriam idealizar e construir um projeto com um orçamento máximo de £ 250.
No total, 16 casas de pets foram escolhidas, incluindo The Nook de Stanton Williams, Le Cork et Modular Dog de Lincoln Miles Architecture, Le Dogular, Zero Waste Kennel de Hopkins e Dog Pod de Mark Gorton para Roger Stirk Harbour & Partners. Os canis pré-selecionados foram leiloados pela Bonhams com seus rendimentos doados ao Dog’s Trust.
Em 2019, a Ford criou um canil com cancelamento de ruído que protege os cães do som dos fogos de artifício enquanto em Portugal, o arquiteto Raulino Silva projetou um hotel para cães e gatos no local de uma antiga vinha.
*Via Dezeen