Arquitetura canina: arquitetos britânicos constroem casinha de pet de luxo

Modelo foi produzido pelo escritório Foster + Partners para a competição canina Goodwoof's Barkitecture

Por Humberto Tozze Atualizado em 8 jun 2022, 13h47 - Publicado em 8 jun 2022, 19h00
Cão deitado dentro do canil com um brinquedo em sua boca.
Aaron Hargreaves/Reprodução

O escritório de arquitetura britânico Foster + Partners projetou um canil de madeira geodésico com interior acolchoado para o evento de cães Goodwoof’s Barkitecture Competition, que ocorreu no condado West Sussex, na Inglaterra.

O canil, intitulado Dome-Home, foi projetado pela Foster + Partners e construído à mão pela fabricante de móveis inglesa Benchmark.

Cão posando em frente ao Dome-Home, canil projetado para evento canino.
Aaron Hargreaves/Reprodução

O objeto chama atenção pelo seu exterior geodésico (com diversos mosaicos) em madeira de cerejeira. A geometria de mosaico abrange todo o canil com uma entrada retangular na frente.

O interior tem um forro de tecido acolchoado removível que ecoa a geometria de tesselação (onde diversos formas no mesmo padrão que se encaixam perfeitamente) do exterior da madeira de cerejeira.

Cão saindo de um canil com forma composta por vários mosaicos
Aaron Hargreaves/Reprodução
Continua após a publicidade

O Dome-Home foi projetado pela Foster + Partners para a competição Barkitecture em Goodwoof – uma exposição de dois dias e, simultaneamente, evento canino, onde arquitetos competem para receber o prêmio Single Kennel Design Award, que exige abrigos caninos contemporâneos e inovadores.

Interior do Dome-Home, com um acolchoado macio.
Aaron Hargreaves/Reprodução

“O Dome-Home apresenta uma estrutura de concha geodésica – é como uma arquitetura em miniatura.”Os participantes deveriam idealizar e construir  um projeto com um orçamento máximo de £ 250.

Pessoas praticando Yoga ao lado de seus cães no evento Goodwood.
Imagem da edição de 2022 do evento Goodwood Goodwood/Reprodução

No total, 16 casas de pets foram escolhidas, incluindo The Nook de Stanton Williams, Le Cork et Modular Dog de Lincoln Miles Architecture, Le Dogular, Zero Waste Kennel de Hopkins e Dog Pod de Mark Gorton para Roger Stirk Harbour & Partners. Os canis pré-selecionados foram leiloados pela Bonhams com seus rendimentos doados ao Dog’s Trust.

Hotel Canino projetado pelo arquiteto Raulino Silva. Na imagem, vários cães brincam em um gramado em frente a uma grande residência com paredes de vidro.
Hotel Canino projetado pelo arquiteto Raulino Silva em 2019 João Morgado/Reprodução

Em 2019, a Ford criou um canil com cancelamento de ruído que protege os cães do som dos fogos de artifício enquanto em Portugal, o arquiteto Raulino Silva projetou um hotel para cães e gatos no local de uma antiga vinha.

*Via Dezeen

Continua após a publicidade

Publicidade