Continua após publicidade

Materiais naturais: 6 exemplos para incorporar na decoração

Madeira, pedras, palhinha, plantas: elementos e materiais naturais nunca saem de moda. Veja como empregá-los e o que eles acrescentam ao décor.

Por Editado por Ana Harada
Atualizado em 11 out 2024, 21h40 - Publicado em 11 out 2024, 13h00
Materiais naturais: 6 exemplos para incorporar na decoração
 (MCA Estúdio/André Nazareth/Rafael Renzo/Divulgação)
Continua após publicidade

Os materiais naturais nunca deixaram de estar presentes na decoração de interiores, porém, eles vêm ganhando ainda mais força não apenas pela sua estética única, mas também pelos benefícios ambientais e emocionais que proporcionam. O Shopping Interlar Interlagos, apresenta dicas para quem deseja criar um ambiente mais acolhedor e em sintonia com a natureza:

Madeira: elegância e calor

Apê de 320 m² em Ipanema tem atmosfera de galeria de arte. Projeto da arquiteta Bianca da Hora. Na foto, quarto revestido em madeira e com tons neutros
Projeto da arquiteta Bianca da Hora. (MCA estúdio/Divulgação)

A madeira é um dos materiais naturais mais versáteis e amplamente utilizados na decoração de interiores. Desde pisos até móveis e detalhes arquitetônicos como vigas expostas, a madeira adiciona calor, textura e uma sensação de conexão com a natureza.

Projeto de Carina Dal Fabbro. Na foto, lavabo com bancada de madeira de demolição e cuba marmorizada.
Projeto de Carina Dal Fabbro com bancada de madeira de demolição. (Luis Gomes/Casa.com.br)

A dica é optar por tipos de madeira sustentáveis e certificadas para garantir que a escolha seja também eco-friendly.

Pedras naturais: durabilidade e sofisticação

Apartamento de 151 m² ganha bar de mármore logo na entrada. Projeto de Ana Toscano Arquitetura. Na foto, detalhe do marcenaria ripada, com pedra e gato.
Projeto de Ana Toscano Arquitetura com bancada de mármore. (Júlia Ribeiro/Casa.com.br)

Pedras como mármore, granito, travertino e ardósia são escolhas excelentes para bancadas de cozinha, revestimentos de paredes e pisos.

Continua após a publicidade
Apê térreo de 45 m² ganha cara de casa de praia com área externa integrada. Projeto de Casa Tauari. Na foto, sala de estar, parede de pedra, sofá branco, tapete redondo de fibra.
Projeto de Casa Tauari. (Lilia Mendel/Divulgação)

Além de sua durabilidade excepcional, esses materiais oferecem uma beleza natural única, com padrões e cores que variam de acordo com a origem geológica, agregando sofisticação e elegância aos espaços.

Bambu: sustentabilidade com estilo

Apê compacto de 41 m² tem lavanderia na varanda cabeceira de porcelanato. Projeto de Fernanda Hoffman. Na foto, bancada de banheiro, bambu.
Projeto de Fernanda Hoffman. (Sidney Doll/Divulgação)

O bambu é uma opção sustentável e renovável que pode ser utilizada em móveis, pisos, revestimentos e acessórios decorativos. Com sua rápida taxa de crescimento, o bambu é uma alternativa eco-friendly às madeiras tradicionais, proporcionando uma estética natural e contemporânea.

Continua após a publicidade

Para o jardim, a planta bambu da sorte faz sucesso entre os jardineiros por ser um símbolo de prosperidade!

Tecidos naturais: suavidade e elegância

Quarto com conforto de hotel é inspirado na cultura japonesa. Projeto de Migs Arquitetura para a CASACOR SP 2024. Na foto. canto de leitura com quadros e cortina.
Projeto de Migs Arquitetura para a CASACOR SP 2024. (Evelyn Muller/Divulgação)

Outra dica é utilizar tecidos naturais como linho, algodão orgânico, seda e lã em cortinas, estofados, tapetes e almofadas.

Sala de estar em tons beges, mesa redonda pequena de madeira, cadeiras de palhinha, luminária de palhinha e plantas.
Projeto de Isabella Nalon para a CASACOR SP 2024. (Rafael Renzo/CASACOR)

Além de serem mais sustentáveis do que tecidos sintéticos, esses materiais proporcionam conforto, suavidade ao toque e uma sensação de luxo natural.

Continua após a publicidade

Palhinha: descontração e charme

Mix de elementos artesanais, naturais e tecnologia definem casa de praia. Projeto de Patricia Penna. Na foto, quarto de casal, poltrona, armário.
Projeto de Patricia Penna com armário com palhinha na porta. (Leandro Moraes/Casa.com.br)

A palhinha é um elemento extremamente versátil. A trama pode funcionar tanto como divisória quanto como peça decorativa.

Sala de estar em tons beges, mesa redonda pequena de madeira, cadeiras de palhinha, luminária de palhinha.
Projeto de Isabella Nalon para a CASACOR SP 2024. (Rafael Renzo/CASACOR)

Biombos, encostos de poltronas e cadeiras e luminárias são exemplos que vêm aparecendo nos projetos de interiores. Ela confere um ar de nostalgia e clima descontraído, se remetendo ao campo a à praia.

Plantas e elementos naturais: vida e cor

Memórias e histórias de viagem permeiam apê de 170 m². Projeto de Camila Niskier e Noa Arquitetos. Na foto, vasos de plantas.
Projeto de Camila Niskier e Noa Arquitetos. (André Nazareth/Divulgação)
Continua após a publicidade

É importante não esquecer de incluir plantas vivas e elementos naturais como pedras, conchas, troncos e fibras vegetais na decoração. Além de trazerem vida e cor aos espaços, esses elementos ajudam a criar uma atmosfera mais relaxante e equilibrada.

Jardim de apê tem horta com plantas e frutas que atraem aves e borboletas. Paisagismo de Horto Girassol. Na foto, vasos grandes, árvores.
Paisagismo de Horto Girassol. (Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)

Ao incorporar materiais naturais na decoração, se cria um ambiente visualmente atraente, mas também contribui para um espaço mais saudável e sustentável. Cada escolha reflete um compromisso com a beleza autêntica e a preservação ambiental, transformando a casa em um refúgio de conforto e conexão com a natureza.

Publicidade